Geral
Belém tem menor índice de consumo diário de frutas do país

Baixar
Frutas trazem inúmeros benefícios à saúde. A ingestão desses alimentos fornece vitaminas, fibras e outras substâncias capazes de combater doenças, aumentam a longevidade e regulam o funcionamento do organismo. Hortaliças também são importantes fontes de sais minerais e antioxidantes.


Dados de uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2023 mostram que Belém tem o pior índice de ingestão regular de frutas e legumes no país. A estudante de nutrição Ursula Marques destaca que este baixo consumo tem a ver principalmente com a questão de preço e insegurança alimentar.
"Esses dois aspectos têm relação justamente porque as frutas e hortaliças têm um valor mais alto comparado a outros alimentos, alimentos industrializados, alimentos ultraprocessados. Então, muitas das vezes, dependendo da quantidade de pessoas que existem numa família, fica mais inacessível de consumir as frutas, as verduras, as hortaliças de forma mais frequente. E eles adaptam para alimentos industrializados, alimentos prontos, que são mais fáceis, são mais baratos de serem consumidos."
Este baixo consumo de frutas e legumes interfere diretamente na saúde dos indivíduos e está associado ao aumento de doenças cardiovasculares, infarto e AVC. De acordo com o levantamento, apenas 18,1% da população adulta come estes alimentos na capital paraense. Ursula Marques fala sobre alguns dos benefícios das frutas e hortaliças para o bom funcionamento do corpo.
"São fontes de micronutrientes, de vitaminas e minerais. As vitaminas, as frutas, são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo, nosso bem-estar, da onde a consegue adquirir vitaminas essenciais do complexo B, vitaminas do complexo A, idossolúveis, lipossolúveis, sulfeto de carboidrato que fornece energia de proteína para a regeneração muscular, entre outras."
Dietas ricas em frutas e vegetais estão atreladas a um menor risco de morte prematura e protegem o organismo contra doenças crônicas não transmissíveis, como problemas no coração e câncer.

Saúde Apenas 18,1% da população adulta inclui esses alimentos no cardápio Belém 07/05/2025 - 17:26 Rádio Cultura FM de Belém / Raíssa Saraiva Gabriel Nascimento - Rádio Cultura FM de Belém Alimentação frutas hortaliças quarta-feira, 7 Maio, 2025 - 17:26 2:22
Mais lidas
-
1HONRARIA
Enfermeira e professora Heloísa Helena recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFAL
-
2QUALIDADE DE VIDA
Arapiraca vai receber duas novas áreas de convívio social
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara rejeita requerimentos sobre gastos da Guarda Municipal e relação de contratos de locação de imóveis da Prefeitura: transparência enterrada por 10 a 1
-
4DEBATE
Arapiraca recebe secretários municipais de Educação para debater programas e fortalecer ensino étnico-racial
-
5APELO
Rio Largo: empresário clama por ações para revitalizar o comércio e atrair investimentos