Esportes
Cientista descobre propaganda de faraó Ramsés II em obelisco na Praça da Concórdia (FOTOS)

O egiptólogo francês Jean-Guillaume Olette-Pelletier revelou uma sequência de mensagens secretas escritas no obelisco egípcio de 3.300 anos de idade localizado na Praça da Concórdia, em Paris, informa a revista Archaeology News.
A revista destaca que estas mensagens são um antigo monumento de propaganda que promovia o faraó Ramsés II como um governante divino.

O obelisco foi presenteado à França pelo Império Otomano no início do século XIX e realocado em 1836. Coberto por hieróglifos intrincados, ele foi admirado por sua estética e significado histórico.
"Em um determinado momento, percebi algo incomum: o significado dos hieróglifos indicava uma direção, a da entrada para o pórtico do Templo de Luxor", contou Olette-Pelletier.

Assim, continua a publicação, curioso e incapaz de encontrar pesquisas anteriores sobre o assunto, o cientista decidiu investigar por conta própria.
Em 2021, andaimes erguidos para a restauração permitiram que o egiptólogo Jean-Guillaume Olette-Pelletier examinasse de perto as seções superiores do Obelisco de Luxor.
Dessa forma, ele confirmou a presença de sete raros cripto-hieróglifos - inscrições codificadas com trocadilhos, jogos de palavras visuais e leitura multidirecional, destinadas à elite intelectual do Egito.

Essas mensagens secretas, segundo Olette-Pelletier, foram deliberadamente projetadas para serem legíveis apenas pelos nobres que chegavam de barco no Nilo durante o Festival Opet anual em homenagem ao deus Amun.
O lado do obelisco que ficava de frente para o rio (agora o Sena) era trabalhado com tanta precisão que as inscrições só podiam ser lidas de ângulos específicos, incluindo uma visível apenas em um ângulo de 45 graus.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição