Internacional
Mauro Vieira defende solução para conflito entre Israel e Palestina

Baixar
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que uma solução justa e duradoura para o conflito entre Israel e Palestina só pode ser alcançada por meios pacíficos e sobre direito internacional. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (28), durante discurso de abertura da reunião de chanceleres dos países membros do Brics, no Rio de Janeiro.


“Permanecemos firmes em nosso compromisso com a solução de dois estados, com o Estado da Palestina independente, dentro das fronteiras de 1967, e com Jerusalém Oriental como sua capital, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança”, destacou o ministro.
Mauro Vieira também avaliou que é necessária uma intervenção urgente no conflito entre a Rússia e a Ucrânia:
O conflito na Ucrânia continua a causar pesado impacto humanitário, ressaltando a necessidade urgente de uma solução diplomática que defenda os princípios e os propósitos da Carta das Nações Unidas. Em setembro passado, Brasil e China sediaram, em Nova Iorque, um uma reunião de alto nível dos países do Sul Global sobre o conflito na Ucrânia, o que levou à criação do Grupo de Amigos da Paz. (...) Permanecemos comprometidos em continuar trabalhando pela paz e por uma solução política para o conflito”.
O ministro das Relações Exteriores transmitiu apoio a autoridades haitianas para instaurar a ordem pública, em razão da deterioração da situação econômica e de segurança no país. O Haiti tem sofrido, nos últimos anos, um agravamento da crise de segurança, com ampliação do poder das gangues que controlam regiões inteiras do país.
Em relação à África, Mauro Vieira demonstrou preocupação com a situação da guerra no Sudão. Ele declarou apoio à União Africana, organização continental, formada pelos 55 países africanos, que tem travado esforços para buscar soluções políticas e diplomáticas para essas crises.
Na conclusão do discurso, o chanceler brasileiro ponderou que o caminho para a paz não é fácil, mas que é papel do Brics ser uma força para o bem, além de liderar pelo exemplo de que a segurança tem que ser um direito de todos.

Internacional Brasileiro discursou em reunião de chanceleres de países do Brics Rio de Janeiro 28/04/2025 - 17:18 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Brics Mauro Vieira MRE Ucrânia Palestina Sudão segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 17:18 2:37
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro