Internacional
Apagão na Europa: Espanha decreta estado de emergência; ataque cibernético é descartado

Um apagão deixou vários países da Europa sem energia nesta segunda-feira (28), prejudicando a comunicação e paralisando o transporte e serviços em dezenas de cidades, principalmente, na Península Ibérica. Em Lisboa, o aeroporto foi fechado. Nas redes sociais, houve ainda relatos de queda de energia na França, Polônia e Finlândia.
A operadora de redes energéticas REN, de Portugal, informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica no país é resultado de uma falha na rede elétrica espanhola, relacionada com um fenômeno atmosférico raro, conhecido como "vibração atmosférica induzida".
O fenômeno causa falhas de sincronização entre sistemas elétricos ao fazer as redes de energia vibrarem de forma intensa por indução de vento ou calor. De acordo com a REN as falhas provocaram "perturbações sucessivas em toda a rede europeia interligada".
O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, afirmou que não há evidências de um ataque cibernético.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, declarou estado de emergência nas comunidades da Andaluzia, Extremadura e Madri e pediu à população que os celulares fossem usados somente para ligações breves e comunicações urgentes.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro