Internacional
Especialista: Rússia demonstra claro interesse em encerrar o conflito em Kiev o mais rápido possível

A Rússia está demonstrando interesse em pôr fim ao conflito na Ucrânia o mais rápido possível, disse à Sputnik o professor associado da Universidade Financeira do Governo da Rússia e chefe do Instituto Internacional de Estados Recentemente Estabelecidos, Alexei Martinov.
"A Rússia, assim como os Estados Unidos, na verdade, está demonstrando interesse em pôr fim à crise ucraniana o mais rápido possível. Zelensky, por outro lado, está barganhando por suas garantias, entendendo que é um personagem redundante na situação atual. A Rússia está, de fato, pronta para retomar as negociações sem quaisquer condições. Nossa posição é conhecida, publicada e expressa", disse Martinov à esta agência.
Moscou considera corretamente os acordos de Istambul, que nunca foram implementados, como base para possíveis negociações com Kiev, acrescentou.
"Tudo isso é uma troca de sinais. Esta é a nossa posição, e é amplamente conhecida. Há claramente progresso, e um progresso muito bom. Outro ponto importante é que a expressão 'negociações sem pré-condições' significa que ambos os lados não têm pré-condições... A questão é sentar e começar a conversar", disse Martinov.
Neste sábado, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o presidente russo, Vladimir Putin, confirmou a prontidão da Rússia para negociações com a Ucrânia sem pré-condições durante uma reunião com o enviado especial do presidente dos EUA, Donald Trump, Steve Witkoff.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas