Cidades
Pão de Açúcar registra a maior temperatura do Brasil pelo quarto dia seguido

O município de Pão de Açúcar, localizado no Sertão de Alagoas, voltou a liderar o ranking das maiores temperaturas do país. Pelo quarto dia consecutivo, a cidade registrou o calor mais intenso do Brasil, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Nesta sexta-feira (25), os termômetros alcançaram impressionantes 36,8°C em Pão de Açúcar, que fica a cerca de 220 km da capital Maceió. A sequência de temperaturas elevadas teve início ainda na terça-feira (22), quando foi registrada a marca de 37,1°C. Na quarta (23), o calor chegou a 36,9°C, e na quinta-feira (24), novamente subiu, alcançando 37°C.
Outras localidades do Nordeste, como Barra, na Bahia, e Alvorada do Gurguéia, no Piauí, também têm enfrentado dias de intenso calor, com registros acima de 36°C.
Segundo o meteorologista Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), esse calor fora de época é atípico para o outono nordestino, período que historicamente apresenta temperaturas mais amenas. De acordo com ele, uma massa de ar quente e seca vem predominando sobre a região, elevando as temperaturas e reduzindo a umidade relativa do ar para índices inferiores a 30%.
A previsão para o fim de semana é de persistência do tempo seco e quente, com temperaturas que podem ultrapassar 37°C no Sertão e na região do São Francisco. Com o tempo abafado e a baixa umidade, aumenta também o risco de problemas respiratórios e de ocorrência de queimadas.
As autoridades recomendam cautela: a população deve evitar a exposição ao sol nos horários de pico, manter-se hidratada e redobrar os cuidados com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
O calor extremo alerta para a necessidade de atenção especial com a saúde e para a adoção de medidas preventivas diante dos riscos que o tempo seco impõe à população sertaneja.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal