Economia
Santander e Nuclea criam plataforma para venda de cotas de consórcio

O Santander Brasil e a Nuclea criaram uma plataforma que permite a venda de cotas de consórcios no mercado secundário. Chamada de N-Cotas, a estrutura tem como principal alvo administradoras interessadas em vender cotas canceladas ou em atraso e fundos que desejem comprá-las.
Dados mencionados pelo banco apontam que cerca de 49% das cotas de consórcio são canceladas antes do final do contrato. Esses cancelamentos têm impacto para os consorciados, os grupos ativos e as administradoras. A ideia da plataforma é amenizar esse gargalo ao dar liquidez a estes ativos.
Com autorização dos clientes, as administradoras podem usar a N-Cotas para vender essas cotas. Com isso, o consorciado consegue recuperar valores antes da finalização do grupo. Já os fundos de investimento podem investir recursos nas cotas com deságio em relação ao valor de face.
Chamado pelo Santander e pela Nuclea de um "marketplace inteligente", o sistema permite que as cotas sejam aglutinadas. Assim, os investidores podem comprar lotes de acordo com o volume financeiro desejado, sem precisar fazer negociações individuais. O processo utiliza a tecnologia blockchain, que permite a criação de representações digitais de ativos reais.
"Com essa solução, tornamos o processo mais acessível, transparente e seguro, beneficiando administradoras, investidores e consorciados", diz o vice-presidente de Varejo do Santander, Ede Viani, em nota. "A solução tem um enorme potencial para transformar o mercado secundário de cotas de consórcios, trazendo mais liquidez e novas oportunidades para todos os participantes do ecossistema."
"Trata-se de um produto inovador, com a utilização da tecnologia blockchain, o que viabiliza eficiência no processo operacional. Além disso, o N-Cotas é sustentado pela experiência de mais de 20 anos em infraestrutura tecnológica, ajudando a potencializar ainda mais esse mercado", diz o CEO da Nuclea, André Daré.
Mais lidas
-
1EM REGIME ABERTO
Justiça condena advogado e ex-comandante da PM por lavagem de dinheiro
-
2JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
3STF
Primeira Turma do STF tem maioria para condenar Débora Rodrigues
-
4TRIBUNAL DO JURI
Sogra e amigo de Saullo são condenados pelo assassinato de Roberta Dias
-
5ARAPIRACA
MST ocupa fazenda improdutiva no Agreste de Alagoas neste sábado (26)