Internacional
EUA e China estão em nova Guerra Fria e isso ameaça a segurança global, diz jornal

Os EUA e a China se aproximam de um confronto prolongado que já vai além dos conflitos comerciais e pode se transformar em um confronto geopolítico em grande escala, relata o jornal The Wall Street Journal.
O jornal destaca que os dois países efetivamente ergueram embargos comerciais um contra o outro em menos de três meses e estão levando a guerra econômica para um novo campo.
"Os EUA e a China estão em um estado de dissociação econômica e não parece haver nenhuma proteção para evitar que a escalada nas tensões comerciais se espalhe para outras áreas […]. Está se tornando mais difícil argumentar que não estamos em uma nova Guerra Fria", ressalta a publicação, citando Rick Waters, ex-diplomata sênior dos EUA.
Segundo o artigo, tal política representa uma ameaça para a segurança e estabilidade econômica mundiais.
Além disso, o jornal enfatiza que Pequim e Washington estão dando passos para criar seus próprios blocos geopolíticos.
Assim, finaliza o portal, o presidente dos EUA, Donald Trump está tentando fechar acordos com dezenas de países, isolando a China, enquanto os chineses querem atrair para a cooperação os países que estavam sendo parceiros tradicionais dos Estados Unidos.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2JUSTIÇA
Alexandre de Moraes determina prisão de Fernando Collor
-
3SÃO MIGUEL DOS CAMPOS
Encontrado corpo de segunda jovem que estava desaparecida
-
4FUTEBOL
César Sampaio aceita 'recomendação' de Neymar e treina o Santos com três volantes
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Presidente da Câmara tenta justificar com “conversa mole” novo adiamento de audiência com Águas do Sertão