Brasil
Lula diz que Francisco foi 'Papa de todos' e que deixa 'órfãos do seu afeto' (VÍDEO)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta segunda-feira (21), que o Papa Francisco foi um líder espiritual para todos, "mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas, da fome e do abandono".
"Hoje foi um dia de muita tristeza para todos aqueles que, acima das religiões, fazem do amor a sua profissão de fé. Francisco foi o Papa do acolhimento e, por isso, acordamos hoje um pouco órfãos do seu afeto. Um afeto que era livre de preconceitos e julgamentos, em um mundo que sofre com a discriminação e a intolerância", disse Lula.
"Em uma das suas audiências que tive com ele, discutimos a necessidade de uma aliança global contra a fome e a pobreza, que foi efetivamente lançada pelo Brasil no ano passado. Durante a cúpula do G20, no Rio de Janeiro, Francisco foi o Papa da paz, do diálogo, da União e do amor a todas as formas de vida", continuou o presidente brasileiro.
O Palácio do Planalto informou mais cedo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja da Silva, comparecerão ao funeral do Papa Francisco em Roma.
Lula decretou luto de sete dias no Brasil e declarou que a humanidade perdeu uma voz de respeito e acolhimento ao próximo.
O pontífice foi internado em 14 de fevereiro, acometido por uma pneumonia bilateral, anemia e queda no número de plaquetas no sangue. Em 23 de março, ele recebeu alta do hospital e apareceu em público pela primeira vez desde sua hospitalização em 6 de abril de 2025.
Nesse domingo (20), na Páscoa, Francisco saiu na varanda, na Praça de São Pedro, no Vaticano, para saudar os fiéis. Foi sua última aparição em público.
Mais lidas
-
1CRAÍBAS
“Assustador e inaceitável”: Deputado denuncia destruição provocada pela Vale Verde em Craíbas e alerta para risco de nova tragédia como a da Braskem
-
2CONDENADOS À FALTA D’ÁGUA
Concessão de água que foi vendida por 40 anos sem a anuência e com o silêncio da Câmara de Vereadores expõe Palmeira dos Índios a crise prolongada
-
3
Jeep Compass 2025 consolida sua posição de destaque no mercado
-
4CONCENTRAÇÃO
'Quem descobriu o Brasil?' Não foi bem assim…
-
5LAVOU AS MÃOS
Prefeitura de Palmeira suspende repasse de recursos públicos ao CSE em meio a crise de comando no clube