Alagoas

Sede da Superintendência do Iphan em Alagoas é reinaugurada

Imóvel integra conjunto ferroviário do Pátio Terminal de Jaraguá, em Maceió (AL)

16/04/2025
Sede da Superintendência do Iphan em Alagoas é reinaugurada

No início deste mês, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Alagoas retomou o atendimento presencial em sua sede, localizada em Maceió (AL), após a conclusão das obras de manutenção e conservação do espaço. O edifício histórico, valorado pelo Iphan como parte do patrimônio ferroviário nacional e tombado em nível estadual desde a década de 1980, passou por uma série de intervenções para garantir melhores condições de uso e preservação.

Iniciadas em fevereiro de 2024, as obras incluíram serviços na cobertura, substituição do piso do mezanino, instalação de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e prevenção de incêndio, além de pintura geral e correções de patologias causadas por umidade. Também foi utilizado reboco à base de cal, técnica tradicional compatível com as características históricas do imóvel.

“O atendimento ao público já foi normalizado e, com a conclusão da obra, os planos agora se voltam para a retomada das atividades culturais voltadas à comunidade local. Entre as ações que pretendemos executar estão a promoção de exposições temporárias e a reativação da exposição permanente, que reúne um rico acervo de arte popular”, comenta a técnica do Iphan, Thalianne Leal.

Valorado como bem integrante do patrimônio ferroviário nacional desde a publicação da Lei nº 11.483, em 2008, o imóvel que abriga a sede do Iphan-AL está localizado em um dos antigos armazéns do conjunto ferroviário do Pátio Terminal de Jaraguá. Conhecidos como trapiches, esses edifícios foram construídos entre os séculos XIX e XX para atender à intensa atividade portuária da região, especialmente no escoamento de açúcar e algodão.