Política

Alurb participa de evento com famílias assistidas pela Casa Dom Bosco

16/04/2025
Alurb participa de evento com famílias assistidas pela Casa Dom Bosco

A convite da Casa Dom Bosco, instituição beneficente responsável pelo acolhimento de famílias em vulnerabilidade social, localizada no bairro da Santa Amélia, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) esteve presente em uma reunião realizada pela entidade em sua sede, nessa terça-feira (15), para dar orientações sustentáveis e oficinas, aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade deste ano que aborda a responsabilidade dos cristãos na defesa da vida e do meio ambiente.

Mais de 250 pessoas estiveram presentes para fortalecer os vínculos com o lar e aprender a respeito de preservação, ouvindo palestras que levantaram questões ambientais e recebendo panfletos informativos. Um dos palestrantes foi Felipe Rosa, coordenador da Viambiental, empresa responsável pela coleta domiciliar na parte alta, que ressaltou a importância de tais ensinamentos.

Tema do encontro foi a responsabilidade com a preservação da vida e o meio ambiente. Foto: Ascom Alurb
Tema do encontro foi a responsabilidade com a preservação da vida e o meio ambiente. Foto: Ascom Alurb

"Sabemos que o cidadão é parte essencial na preservação da cidade e do meio ambiente. Infelizmente, nem todos tem acesso as orientações de como fazer seu papel corretamente. Assim, a educação ambiental sendo levada até eles facilita a compreensão, gera dúvidas e interesse em participar, contribuindo diretamente no combate ao descarte irregular, reaproveitamento de materiais e com tudo que envolve nosso trabalho diário", disse.

Pedro Torres, que faz parte do conselho curador da Casa Dom Bosco, fala um pouco sobre o convite e como as pessoas presentes podem aproveitar as orientações passadas.

"Este ano, estamos vivendo a Campanha da Fraternidade "Ecologia Integral", que envolve todo o cuidado com o meio ambiente. E nós, por meio da parceria com a Prefeitura, promovemos a entrega de mudas de plantas, no intuito de ampliar o verde na capital. A parceria também conscientizou mais de 250 famílias, além de apresentar a oficina de sabão para que possam ter uma renda extra. Graças a Alurb conseguimos fazer ações que impactam diretamente no que fiz a campanha", afirmou.

Mais de 250 pessoas participaram do encontro. Foto: Ascom Alurb
Mais de 250 pessoas participaram do encontro. Foto: Ascom Alurb

Além das palestras, servidoras do órgão realizaram uma oficina de sabão ecológico, que consiste no reaproveitamento de óleo de cozinha usado para a criação de sabão, em pedra e líquido, com o intuito de trazer uma economia para a dona de casa ou a geração de renda extra com a comercialização dos itens. A atividade é benéfica também ao meio ambiente, tendo em vista o poder de contaminação do óleo descartado irregularmente.

A assistente social do Lar Dom Bosco, Mércia Gomes, destaca o trabalho realizado pela Alurb.

"Sem a Alurb teria sido muito difícil. Nós tivemos muita dificuldade em conseguir um apoio e fomos prontamente atendidos quando procuramos o órgão, que disponibilizou mais de 200 mudas para o Domingo de Ramos e para esta semana santa. Ficamos muito interessados quando soubemos da educação ambiental e dos serviços que poderiam trazer uma geração de renda para o pessoal e fazer bem ao meio ambiente", contou.

E completou: "Foi muito importante ver a oficina de sabão ecológico, onde várias meninas participaram, filmaram e se interessaram em aprender mais. Pensamos até na possibilidade de firmar a parceria para criação de turmas para que recebam esse curso de como reaproveitar os itens a seu favor".

Atualmente, a Casa Dom Bosco acompanha 300 famílias em situação de vulnerabilidade social, acolhendo também crianças e adolescentes em risco de vida encaminhados pela Justiça da Vara da Criança e do Adolescente. O local possui uma creche que acolhe crianças de 2 a 9 anos e que recebem todas as refeições, desde o café da manhã, lanche e almoço antes de retornaram para suas casas.