Política
Alurb leva arborização à Ufal em parceria com o Instituto de Ciências Sociais

A Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) realizou, na sexta-feira (11), o plantio de mais de 30 mudas de árvores frutíferas e nativas em uma área dentro do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na Cidade Universitária. A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto de Ciências Sociais (ICS) como parte de um projeto de extensão dos alunos do curso.
Antes de ir a campo, técnicos da Alurb deram uma palestra e tiraram todas as dúvidas dos discentes em sala de aula, tanto a respeito do Projeto Arborizar é Massa, quanto sobre o plantio que seria realizado. Além de Ipês, foram plantadas também mudas de acerola, laranja e outras frutas que serão cuidadas e coletadas pelos próprios alunos em um futuro próximo.

Amiene Nascimento e Davi Soares são estudantes do 4º período de Ciências Sociais e falam um pouco sobre a parceria com a Prefeitura.
"A ideia surgiu durante o nosso dia a dia, quando íamos a outro bloco da Ufal que tinham diversas árvores e o clima era muito gostoso. Sombra, um cheiro bom e muitos frutos. Então, pensei que poderíamos fazer algo parecido em nosso local de estudo. Conversei com meu amigo Davi e ele topou na hora", disse Amiene.
"No primeiro momento, procuramos diversos órgãos ambientais. Mas, o mais ágil na resposta positiva e na intenção de dar andamento à parceria foi a Alurb. Depois das primeiras tratativas, os técnicos já vieram e começaram a fazer os estudos da área. Tudo isso foi pensado para que as próximas gerações de estudantes possam ter um ambiente de maior conforto e melhor para viver aqui dentro da Ufal", completou Davi.

O diretor de arborização da Alurb, Rosivan Mendes, ressalta a importância de dar seguimento as etapas do projeto.
"Já foram mais de 1.500 exemplares plantados na capital e torcemos para mais parcerias como esta. O cidadão tem que fazer parte dos programas da Prefeitura, incentivando, sendo incentivado e ajudando a sinalizar áreas que necessitem de arborização", contou.
Hidrogel
Em todas as mudas plantadas no local da ação, a Alurb utilizou a aplicação de Hidrogel. O material, inofensivo à natureza, é responsável por manter a planta sempre hidratada, pois retém a água para manter a espécie irrigada.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HOMENAGEM
Claudia Raia e Edson Celulari fazem homenagem ao filho Enzo: 'Muito orgulho'
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AUTUADO
Motorista de van é preso em Palmeira dos Índios suspeito de importunação sexual contra uma jovem