Geral
Papo Lírico: projeto de extensão da Uesb incentiva a literatura e a cultura regional

A Literatura Baiana possui uma riqueza singular, com autores que contribuem significativamente para a cultura do estado. Com o objetivo de estudar, divulgar e fomentar essa expressão cultural, nasceu o projeto de extensão “Papo Lírico” da Uesb, vinculado à Área de Estudos Literários do Departamento de Ciências Humanas e Letras (Dchl), campus de Jequié.
Desde 2002, o projeto desenvolve ações contínuas para aproximar a comunidade dos escritores baianos, especialmente os contemporâneos que possuem relação com a microrregião de Jequié. A iniciativa surgiu a partir de uma conferência com o escritor Ruy Espinheira Filho e, desde então, consolidou-se como um espaço permanente de valorização da literatura local.
O “Papo Lírico” tem um compromisso ativo com a democratização do acesso à produção textual, realizando atividades em escolas públicas da Educação Básica e do Ensino Médio, promovendo oficinas para apenados do Conjunto Penal de Jequié e levando rodas de conversa para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e praças públicas. Além disso, mantém parceria com o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC/NTE22), realizando palestras, minicursos e lançamentos de livros com escritores da região.

O projeto conta com um portfólio diversificado de ações, como as Oficinas de Contos “Contar para viver, viver para contar”; as atividades online “Papo Live” e “Live Lírica”; o “Rotas Líricas”, que alia literatura e visitação a espaços representados na poesia; o “Papo Vestibular”, voltado para as leituras indicadas no Vestibular Uesb; o “Papo de Livro”, clube de leitura focado na literatura baiana, além de iniciativas como “Língua Solta”, “Entre Celas” e “Varal Eletrônico”, estas últimas estão em fase de reformulação.
Ao longo dos anos, o “Papo Lírico” tem expandido suas atividades para diversas cidades da microrregião de Jequié. Em 2024, o projeto esteve presente em municípios como Aiquara, Apuarema, Itagibá e Jitaúna, além de disponibilizar conteúdo online para ampliar seu alcance.
A realização das ações conta com o apoio da Universidade, por meio da concessão de bolsas e recursos institucionais. A equipe do projeto é composta por nove integrantes, incluindo coordenação, bolsistas e colaboradores dos cursos de Letras e Pedagogia, todos comprometidos em fortalecer a difusão da literatura baiana. Com um forte compromisso com a valorização da cultura regional, o Papo Lírico busca criar espaços de troca e aprendizado, incentivando a leitura e o reconhecimento da produção literária local.
Para saber mais sobre o projeto e suas atividades, é possível entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil do projeto no Instagram.
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
3ARAPIRACA
Ponte-passarela será atração em espaço de lazer e preservação ambiental em Arapiraca
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Após 100 dias de gestão, Luísa Duarte nomeia dois últimos secretários e reacende debate sobre domínio político na pasta do Meio Ambiente dos “Franças”