Alagoas

Dez capitães do Bombeiro se formam no Curso de Gestão de Segurança Contra Incêndio e Emergências

Alessandra Lima*/Ascom CBMAL (*Estagiária sob supervisão) 10/04/2025
Dez capitães do Bombeiro se formam no Curso de Gestão de Segurança Contra Incêndio e Emergências
Especialização é equivalente ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - Foto: Ascom PMAL



Dez capitães do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) se formaram no Curso de Especialização em Gestão de Segurança Contra Incêndio e Emergências, na terça-feira (8), no Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), em Salvador (BA). 

 

A especialização teve como objetivo capacitar os oficiais intermediários da Bahia e de Alagoas, no exercício das funções e missões inerentes aos oficiais superiores e coordenações de órgãos integrantes da administração pública estadual. A carga horária das atividades foi distribuída em 420h ao longo de quatro meses, através de 14 disciplinas, além de atividades disciplinares, contabilizando 28 créditos que auxiliaram.


 

Ao todo, o curso contou com a participação de 56 oficiais-alunos, sendo 23 capitães do quadro do CBMBA, 23 capitães do quadro de oficiais auxiliares do CBMBA, e dez militares do CBMAL, sendo um capitão do quadro de oficiais médicos, um capitão do quadro de oficiais complementares e oito capitães do Quadro de Oficiais Auxiliares.

 

A especialização é equivalente ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). A reestruturação do curso visa preparar os oficiais para as demandas de gestão dentro da corporação, especialmente diante da progressão para o oficialato superior. Agora formados, os capitães estão aptos a assumirem postos de major e tenente-coronel. Pelo CBMAL, os capitães Melo, Pedrosa, Tony Lima, Falcão, Sérgio, Erivaldo, Walter, Marcelo Casado, Luciana e Marcos Ferreira concluíram a formação com êxito.

 

O comandante-geral do CBMBA, coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, ressaltou sobre a importância da união entre as corporações para a expansão do conhecimento e o fortalecimento das instituições.


 

“Essa integração é essencial porque as atividades de governo se tornaram muito complexas. E hoje essa interação é de suma importância para que a gente possa oferecer uma boa resposta as nossas comunidades. Não só no aspecto acadêmico, que é o que está acontecendo aqui, com a produção de conhecimento, a troca de experiências, mas também estendendo as nossas operações conjuntas que têm acontecido nos grandes desastres”, destacou.

 

Uma das formandas, a capitã Luciana ressaltou o sentimento de dever cumprido e felicidade em concluir o curso. “É muito importante a gente se qualificar enquanto bombeiro militar e esse curso me deu a oportunidade de trocar conhecimento, principalmente por ser fora do estado, viver uma realidade diferente da nossa, porém com objetivos em comum”, concluiu.