Internacional
EUA e Panamá firmam acordo de livre acesso de navios de guerra norte-americanos ao canal do Panamá

Os Estados Unidos e o Panamá assinaram um acordo sobre prioridade e passagem livre de navios de guerra norte-americanos pelo canal do Panamá, disse nesta quarta-feira (10) o chefe do Pentágono, Pete Hegseth.
"Também assinamos com o ministro de assuntos do canal uma estrutura para que navios militares e auxiliares dos EUA naveguem pelo canal do Panamá primeiro e gratuitamente", disse Hegseth a repórteres após uma visita ao Panamá.
Em janeiro, em seu discurso de posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que os Estados Unidos iriam recuperar o controle do canal do Panamá, que estaria sendo operado pela China. A China administra dois portos pela Hutchison Ports, parte da CK Hutchison Holdings.
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, rejeitou categoricamente as declarações de Trump e enfatizou que o canal do Panamá "não é uma concessão de qualquer país".
"É o resultado de uma luta que durou gerações, que culminou no Tratado Torrijos-Carter de 1999. Desde então, há 25 anos, administramos o canal e o gerenciamos de forma contínua, assumindo a responsabilidade por ele perante o mundo e o comércio internacional, incluindo os Estados Unidos. Estamos abertos ao diálogo, mas não à submissão," acrescentou o presidente do Panamá em seu comunicado.
Desde dezembro de 1999, a estrutura é gerida localmente. Os acordos, assinados em 7 de setembro de 1977 pelos presidentes Omar Torrijos e Jimmy Carter, garantiram também a devolução da faixa de território ao longo do canal, então ocupada pelos EUA desde 1904, e a retirada das 14 bases militares que o país norte-americano mantinha na antiga zona do canal do Panamá.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
2SUSPEITO
Polícia Civil divulga vídeo de suspeito de envolvimento na morte de jovem trans em Maceió
-
3PROBLEMAS NA FUNDAÇÃO
Técnicos do CREA e da UFAL apontam falhas e paralisam obra da maior estátua de Cristo do mundo no Pilar
-
4ARAPIRACA
Agricultura fortalecida: prefeito Luciano Barbosa lança quarta edição do Terra Pronta e assina convênio de R$ 700 mil para associações comunitárias
-
5PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda