Alagoas
Plano Emergencial de Oncologia assegura cirurgia para mais uma vítima de câncer

A história de Eliana Josefa da Silva, de 49 anos, reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer e do acesso a um tratamento especializado. Moradora de Maceió, ela descobriu um nódulo no seio por meio do autoexame feito em casa. Diante da suspeita, procurou assistência médica em um hospital filantrópico da capital alagoana, onde iniciou o tratamento. No entanto, foi no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) que ela realizou a cirurgia essencial para sua recuperação, por meio do Programa Emergencial de Oncologia, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
.jpeg)
“Foi um momento difícil, mas tive apoio em todas as etapas. No [Hospital] Metropolitano, recebi todo o suporte para a cirurgia, que era indispensável para meu tratamento. O atendimento foi humanizado e cuidadoso, o que fez toda a diferença para mim e minha família”, relata Eliana Josefa da Silva, emocionada e grata pela assistência recebida na Rede Estadual de Saúde Pública.
A retirada do nódulo foi conduzida pela equipe de oncologia do HMA, referência em média e alta complexidade no Estado. A oncologista Jocela Cristina explica que o procedimento foi essencial para impedir a progressão da doença.
 (3).jpeg)
“A cirurgia é uma etapa fundamental no tratamento do câncer de mama, antes ou após a quimioterapia. Além dela, o acompanhamento contínuo e a adesão ao tratamento são indispensáveis para aumentar as chances de cura”, destaca a médica oncologista do HMA.
Ela também reforça a importância da prevenção. “O autoexame é uma ferramenta de alerta, mas não substitui os exames clínicos e mamografias regulares, que podem detectar tumores em estágios iniciais, quando as chances de cura são maiores”, enfatiza Jocela Cristina.
REDE ESTRUTURADA
O Hospital Metropolitano de Alagoas integra o Plano Estadual de Oncologia, garantindo assistência especializada aos pacientes. Além do HMA, a rede de atendimento conta com ambulatórios especializados em locais estratégicos, como a Clínica da Família do Benedito Bentes e o Hospital da Mulher de Alagoas, ambos em Maceió.
Essa estrutura assegura um acompanhamento contínuo e eficaz para os pacientes, oferecendo suporte desde o diagnóstico até as diversas fases do tratamento. Histórias como a de Eliana são um lembrete de que o acesso a um tratamento de qualidade faz toda a diferença na luta contra o câncer.
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW
-
3HOMENAGEM
Claudia Raia e Edson Celulari fazem homenagem ao filho Enzo: 'Muito orgulho'
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AUTUADO
Motorista de van é preso em Palmeira dos Índios suspeito de importunação sexual contra uma jovem