Brasil
Internet de alta velocidade chega a 93% dos domicílios brasileiros; cobertura cresce 63% em dez anos

A banda larga fixa é utilizada em 93% dos domicílios brasileiros de acordo com o Ministério das Comunicações. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (8) durante o lançamento da Agenda Institucional 2025 da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint).
O aumento em dez anos desse serviço aumentou cerca de 63%. Em 2015, o Brasil tinha 57% dos seus domicílios com disponibilidade para o serviço de banda larga fixa.
De acordo com o ministério o avanço da conectividade teve grande contribuição dos pequenos provedores de internet, especialmente em áreas mais afastadas dos grandes centros, nas regiões rurais, ribeirinhas e remotas.
Com isso, cerca de 7% dos domicílios ainda não tem disponibilidade de serviços de banda larga. No encontro, a Abrint apresentou números que apontam que provedores regionais conectam mais de 60% dos domicílios brasileiros, detêm mais de 80% de market share e lideram a oferta de internet fixa em mais de cinco mil cidades do país, somando mais de 25 milhões de acessos.
Existem mais de 20 mil provedores de internet em atividade no país — a maioria de pequeno e médio portes — com mais de 23 milhões de pontos de acesso. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há pelo menos um provedor em operação em todas as cidades brasileiras, responsáveis por mais de 54% do mercado de banda larga fixa no Brasil.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2SÉRIE B
Globo terá que pagar R$ 30 mil a ex-goleiro do CSA após reprisar “frango”
-
3SAÚDE EM COLAPSO
Interior de Alagoas denuncia desassistência, descredenciamentos e omissão da operadora UNIMED
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro