Brasil
No Brasil, candidata à presidência dos EUA em 2024 critica imperialismo estadunidense à Sputnik

Em visita ao Brasil, a candidata à presidência dos Estados Unidos em 2024, Claudia de la Cruz, fez duras críticas ao imperialismo estadunidense durante um debate na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ao lado do deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP),
O governo de seu país tem sido "cúmplice" do conflito entre Rússia e Ucrânia, comentou ela, alimentando um algo poderia ter sido evitado.
"O interesse dos EUA é avançar uma guerra contra a Rússia com o objetivo final de atingir a China".
Segundo, ela episódios recentes como o encontro entre Zelensky e autoridades dos EUA na Casa Branca evidenciam o uso estratégico de outros países para minar alianças entre potências rivais.
A política norte-americana afirmou que Organização dos Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem sido usada como instrumento desse plano, e os Estados Unidos ignoraram os alertas russos sobre a expansão militar na fronteira”, disse a candidata, que representa setores da esquerda norte-americana e movimentos anticapitalistas.
De la Cruz criticou ainda o que classificou como "hegemonia econômica, política e militar" dos EUA, e defendeu uma política externa baseada na cooperação e não no militarismo.
Também em entrevista à Sputnik Brasil, Suplicy voltou a defender o projeto da renda básica universal como uma das soluções para o enfrentamento da crise social que assola territórios que não fazem parte do eixo ocidental.
Ela e Suplicy ressaltaram que é essencial debater soluções concretas em espaços como o da academia para a construção de um mundo mais justo.
"É muito importante que professores e estudantes tenham promovido essa semana de debate sobre como resolver melhor os problemas da humanidade. Dentre os instrumentos importantes, está a renda básica, inclusive para os mais ricos — que contribuiriam proporcionalmente para financiar esse sistema. Isso garantiria liberdade e dignidade para todos", afirmou o deputado, pioneiro na defesa da proposta no Brasil.
O evento tem como tema "Dilemas da Humanidade: Perspectivas para Transformação Social", com participação de mais de 70 intelectuais, líderes políticos e de movimentos sociais de todo o mundo na capital paulista.
Mais lidas
-
1FREIO DE ARRUMAÇÃO
MP recomenda anulação da reeleição antecipada de Madson Monteiro na Câmara de Palmeira dos Índios
-
2DENUNCIADOS
Empresário Kel Ferreti, esposa e sócio são denunciados como líderes de organização criminosa em Alagoas
-
3PALMEIRA DE LUTO
Luto na Medicina: Morre o cardiologista Dr. José Cícero Cavalcante, referência em Palmeira dos Índios
-
4OPERAÇÃO POLICIAL
“Coroa Tito”, líder do Comando Vermelho em Alagoas, morre em confronto com a PM em São Miguel dos Milagres
-
5DENÚNCIA E INVESTIGAÇÃO
Veja como ocorreu a denúncia que levou ao afastamento de padre em Penedo por suspeita de assédio sexual