Alagoas
A perda de Marcos Vilaça

O acadêmico Marcos Vilaça, meu colega da Academia Brasileira de Letras e compadre querido(sou padrinho de casamento dos seus filhos Tatiana e Rodrigo) faleceu em Recife, com 85 anos de uma vida intensa e grandes glórias profissionais. Além de ter presidido a ABL, com grande competência, foi também presidente do Tribunal de Contas da União, onde deixou o seu nome inscrito como autor de uma grande gestão. Foi também diretor da Caixa Econômica Federal.
Marido exemplar da querida Maria do Carmo, que nos deixou há alguns anos, tocou a vida pra frente, mas sem a mesma alegria. Sentia falta da sua companheira de sempre.
Quando adoeceu, deixou instruções explícitas com o filho Rodrigo: “Quero ser cremado e as cinzas devem ser jogadas na minha amada praia da Boa Viagem, para provar a minha pernambucanidade.” E deixou mais uma recomendação: “Como sou católico praticante, gostaria que houvesse no Rio uma missa em minha homenagem, de preferência na Igreja do Carmo.”
No prazo curto de uma semana, a ABL perdeu dois dos seus destacados membros: Heloísa Teixeira e Marcos Vilaça, ambos com a idade de 85 anos. A Casa de Machado de Assis está de luto.
Vilaça exerceu também duas atividades em que se destacou: Direito e Jornalismo. Atuou sempre com maestria. Lecionou durante cerca de 30 anos na Faculdade de Direito do Recife.
Dedicou sua vida literária à cultura popular. Escreveu diversos livros, entre os quais o clássico “Sociologia do caminhão”. Foi pai de três filhos (Marcantônio, precocemente falecido, Tatiana e Rodrigo). Foi Secretário de Cultura, quando escreveu o livro “Por uma política nacional de cultura” (1984). Foi autor também de “Coronéis: apogeu e declínio do coronelismo no Nordeste do século passado”, trabalho de 1965, em colaboração com Roberto Cavalcanti. Trouxe o seu talento administrativo para a Academia Brasileira de Letras, que presidiu em dois mandatos. Foi íntimo amigo do presidente José Sarney, que lamentou muito a sua morte: “Foi um dos nossos maiores intelectuais, pernambucano e brasileiro”.
Mais lidas
-
1ARAPIRACA
Ponte-passarela será atração em espaço de lazer e preservação ambiental em Arapiraca
-
2COMUNICAÇÃO EM XEQUE
Radialista diz estar sendo perseguido em Palmeira dos Índios após entrevista com ex-prefeito: “Deram tiro no cara errado”
-
3CÂMARA
Psol e PT anunciam obstrução em Plenário contra decisão do Conselho de Ética de cassar Glauber Braga; acompanhe
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ACIDENTE FATAL
'Amigas inseparáveis': quem eram as jovens atropeladas e mortas em São Caetano do Sul