Geral
STF rejeita recurso sobre recomposição de perdas do FGTS

Baixar
Os ministros do Supremo Tribunal Federal rejeitaram, por unanimidade, recurso que pedia que a recomposição de perdas do FGTS tivesse efeitos retroativos à decisão sobre a nova fórmula de cálculo das contas.


Em junho do ano passado, o Supremo decidiu que o trabalhador deve receber como remuneração do FGTS a reposição da inflação medida pelo IPCA, Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo; e não mais com base na TR,Taxa Referencial, cujo valor é próximo de zero.
Contudo, a Corte entendeu que a nova forma de correção vale para depósitos a partir da decisão.
O ministro Flávio Dino, relator da ação, rejeitou a solicitação feita pelo Solidariedade, partido que entrou com a ação, em 2014.
Para o ministro, a tese de que trabalhadores que ajuizaram ações antes da decisão teria direito à recomposição de perdas passadas contraria a determinação expressa do Supremo, que vedou a recomposição retroativa em qualquer hipótese.
Na decisão, Dino ressaltou ainda que eventuais medidas compensatórias devem ser conduzidas pelo Conselho Curador do FGTS.
*Com informações da Agência Brasil.

Justiça Para a Corte, os efeitos do novo cálculo não são retroativos Brasília 05/04/2025 - 17:45 Sâmia Mendes / Liliane Farias Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional stf FGTS sábado, 5 Abril, 2025 - 17:45 1:29
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise interna no CSE: Assembleia Geral Extraordinária é convocada por Ibson Melo para apurar denúncias e exigir prestação de contas
-
2ELEIÇÕES 2026
James Ribeiro pode disputar vaga na ALE: ex-prefeito de Palmeira dos Índios é cotado para candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças de peso
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4HOMICÍDIO
Esposo de vereadora é executado a tiros em Teotônio Vilela
-
5NA AL-220
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente entre caminhão e carro de passeio, em São José da Tapera