Política
Saúde alerta população sobre doenças de veiculação hídrica

O mês de abril chegou trazendo chuvas e alagamentos na capital alagoana. Por esta razão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta à população maceioense sobre os riscos do contato com a água contaminada, que pode causar doenças de veiculação hídrica, como leptospirose, hepatite A, cólera, gastroenterites diarreicas e esquistossomose, por exemplo.
De acordo com o médico infectologista do Pam Salgadinho, Renee Oliveira, a transmissão dessas doenças acontece por diversas formas. “A transmissão tem uma ligação direta com o consumo de água e alimentos contaminados, como as hortaliças, e também pelo contato direto com a água contaminada, como por exemplo nas praias, onde pode acontecer a formação de línguas sujas. E, agora, nesse período chuvoso, a leptospirose fica mais em evidência, principalmente nas enchentes, contaminando as pessoas através do contato com a pele”, explica.
A leptospirose é uma doença causada pelo contato de bactérias presentes na urina de roedores (rato, ratazana, camundongo) e que normalmente se espalha pela água suja de enchentes, lamas e esgotos. A urina de outros animais contaminados pela bactéria (bois, porcos, cavalos, cabras, ovelhas e cães) também pode transmitir a doença.
Sintomas e tratamento de doenças
Renee Oliveira ressaltou sobre os sintomas e como acontece o tratamento para a leptospirose. “O paciente tem febre, dor no corpo, dor na panturrilha e, em casos mais graves, vai apresentar alterações nos rins e nos pulmões, onde normalmente necessita do ambiente hospitalar para realizar esse tratamento especializado, com internação e fazendo o uso de antibióticos”, afirma.
O médico completa: “Em relação às demais doenças, como gastroenterites diarreicas, a hidratação é imprescindível ao paciente. A hepatite A é mais incomum para observarmos casos, devido à melhoria do saneamento básico. Porém, ainda temos casos da doença, sendo transmitida por meio do contato com a água contaminada. Não há tratamento específico para hepatite A. A recomendação também é que a pessoa se mantenha hidratada”, recomenda o infectologista.
Prevenção
Para não ser contaminado por nenhuma doença de veiculação hídrica, é necessário seguir algumas orientações como formas de cuidado e prevenção.
Evite o contato com água de alagamentos e enchentes;
Proteja a pele com luvas ou botas de borracha, caso o contato com água seja inevitável;
Faça a higienização dos alimentos com hipoclorito;
Não tome banho de mar após as chuvas;
Ferva e filtre a água.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise interna no CSE: Assembleia Geral Extraordinária é convocada por Ibson Melo para apurar denúncias e exigir prestação de contas
-
2ELEIÇÕES 2026
James Ribeiro pode disputar vaga na ALE: ex-prefeito de Palmeira dos Índios é cotado para candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças de peso
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4HOMICÍDIO
Esposo de vereadora é executado a tiros em Teotônio Vilela
-
5NA AL-220
Uma pessoa morre e duas ficam feridas em acidente entre caminhão e carro de passeio, em São José da Tapera