Alagoas

Site transforma cotidiano alagoano em acervo fotográfico e acessível

Daniel Borges / Ascom Secult com Assessoria 05/04/2025
Site transforma cotidiano alagoano em acervo fotográfico e acessível
Portal reúne fotógrafos documentais e visa construir espaço colaborativo com acervos pessoais da rica cultura de Alagoas - Foto: Tarcísio Ferreira


Que imagem representa Alagoas? Pode ser a roda de capoeira na praia, o carro de boi no Sertão ou o vendedor de frutas gritando na rua. O site iAPOiS quer reunir justamente essas cenas - reais, afetivas e simbólicas – que traduzem o jeito de viver do povo alagoano.

 

Idealizado pelo jornalista e fotógrafo Paulo Marcondes, o portal apresenta um acervo colaborativo com fotografias de diversos profissionais que atuam ou já atuaram em Alagoas, registrando o dia a dia, os rituais, os saberes e os fazeres que compõem a identidade cultural do Estado.

 

Estão lá as lavadeiras do rio São Francisco, a religiosidade indígena do povo Wassu-Cocal, a torra artesanal de castanhas, os cortejos, o artesanato, os canais, rios e lagoas.

 

O projeto é realizado com recurso da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

“Queremos descobrir quais são as imagens que caracterizam Alagoas e, ao mesmo tempo, propor uma reflexão sobre a identidade cultural do Estado e refletir se nossa cara é o Guerreiro, o batuque do Coco de Roda ou, ainda, as cenas do nosso cotidiano, como o vendedor do carro de frutas anunciando ‘olha a melancia, tem banana da boa e alface verdinha’ ou a placa na porta que anuncia a venda de flau”, diz o idealizador da iniciativa, o jornalista e fotógrafo Paulo Marcondes.

 

O site também promove o acesso aberto, onde fotos e textos podem ser utilizados, com os devidos créditos, para fins educativos e culturais, sem fins lucrativos. Além disso, a plataforma conta com recursos de acessibilidade, como o VLibras, autodescrição e audiodescrição das imagens.

 

“O site iAPOiS é um acervo imagético dos hábitos e costumes que sobrevivem ao processo de urbanização nos nossos sertões, assentamentos e sítios rurais, passando pelas imagens urbanas que oferecem um forte potencial emotivo, que valorizam as tradições e origens e contribuem na salvaguarda, através do registro fotográfico e pela difusão das imagens no universo do mundo on-line”, comenta Paulo.

 

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o iAPOiS é uma poderosa ferramenta de valorização da memória e da identidade alagoana.

 

“A fotografia tem um poder único de contar histórias e emocionar. O que o iAPOiS faz é justamente nos conectar com nossas raízes, com o que somos e com o que vivemos todos os dias em Alagoas. Apoiar esse projeto é também reconhecer o trabalho sensível e potente dos fotógrafos documentais que se dedicam a registrar nosso povo, nossos costumes, nossas paisagens. É uma forma de valorizar esses profissionais e, ao mesmo tempo, preservar a nossa identidade cultural de forma acessível, viva e afetiva”, afirma a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

As imagens podem ser acessadas gratuitamente no site iapois.com.br e nas redes sociais @iapois_alagoas (Instagram) e @iapoisdasalagoas (Facebook).