Variedades
É Tudo Verdade: festival de documentários começa nesta quinta (3)

Baixar
O Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade chega à sua 30ª edição. A programação começa nesta quinta-feira (3) e segue até 13 de abril, simultaneamente, em São Paulo e no Rio de Janeiro.


Entre longas, médias e curtas-metragens, a edição de 2025 exibirá 85 produções de 30 países. Entre os filmes internacionais estão produções do Quênia, de Cuba, da Irlanda, do Paraguai, do Afeganistão e da Armênia.
Entre as produções nacionais, o curador e fundador do festival, Amir Labaki, destaca dois documentários que narram a trajetória de estrelas da cultura brasileira: Ritas, que retrata a vida de Rita Lee, e Viva Marília, sobre a trajetória da atriz Marília Pereira. Viva Marília teve direção de Zeni Lituviana,
No documentário Ritas, o diretor Oswaldo Santana procura apresentar, por meio de entrevistas e depoimentos, as várias facetas da cantora, falecida em 2023. "O processo de feitura desse filme se iniciou em 2018 com uma longa e exclusiva entrevista", afirmou.
Este ano, o festival homenageia a obra de Vladimir Carvalho (1935-2024), um dos cineastas mais marcantes na história do documentário brasileiro. O país de São Saruê e outros oito longas-metragens do diretor serão exibidos na programação. Vladimir atuou como documentarista por mais de 50 anos.
Os quatro filmes vencedores dos prêmios dos júris oficiais do festival serão automaticamente classificados para apreciação à disputa do Oscar 2026 nas categorias de Longas/Média-Metragens e de Curtas-Metragens.
Com entrada gratuita, o público do evento também poderá participar de conferências, debates e sessões em streaming.
A programação completa está disponível na página do festival É tudo verdade.

Cultura Em sua 30ª edição, mostra celebra obra do diretor Vladimir Carvalho São Paulo 02/04/2025 - 21:25 Bianca Paiva / Paulliny Fernandes Joana Cortes, da Rádio Nacional É Tudo Verdade Vladimir Carvalho cinema documentário quarta-feira, 2 Abril, 2025 - 21:25 2:47
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2EX-IMPERADOR NO BANCO DOS RÉUS
Queixa-crime de ex-vereador contra Julio Cezar tramita na Justiça em Palmeira dos Índios
-
3DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
4FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
5CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo