Alagoas
Hospital da Criança de Alagoas completa três anos de funcionamento com mais de 230 mil atendimentos

Há três anos, o Governo do Estado inaugurou o Hospital da Criança de Alagoas no bairro Jacintinho, em Maceió. O equipamento de saúde se consolidou como referência na assistência pediátrica, atendendo crianças e adolescentes dos 102 municípios alagoanos. Desde o início do seu funcionamento, foram realizados 239.774 atendimentos.
Ainda conforme dados divulgados pelo Núcleo de Informação da unidade, também foram realizadas 45.659 consultas e 189.056 exames laboratoriais. Desde abril de 2022, quando a unidade foi aberta, até agora, também foram realizadas 5.059 internações, somando as Enfermarias e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Hospital da Criança de Alagoas conta com assistência especializada com foco no atendimento integral de pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos de idade. Funcionando em sistema de regulação, a unidade recebe pacientes encaminhados para procedimentos, consultas e internamentos as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio do Sistema de Regulação Estadual (Sisreg).
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca que o hospital já se notabiliza como referência em assistência pediátrica para os 102 municípios do Estado. “Das sete unidades hospitalares construídas pelo Governo do Estado nos últimos anos, o Hospital da Criança de Alagoas cumpre um papel importante, que é preencher uma lacuna que existia na assistência pediátrica. Graças a ele, além de internações e exames, são asseguradas consultas com uma gama de especialistas que, antes, os usuários do SUS [Sistema Único de Saúde] tinham dificuldade de agendar", frisou o secretário.
Ambulatório
Um dos grandes destaques do hospital é o ambulatório com mais de 20 especialidades pediátricas. Além de especialistas nas áreas de alergia e imunologia, a unidade conta com cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, genética, nutrologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, hebiatria, infectologia, nefrologia e neurologia. Também é assegurado atendimento em terapia ocupacional, nutrição, psicologia e fonoaudiologia.
Uma das pacientes atendidas no ambulatório é a pequena Alice Vitória da Silva, de 5 anos. “Desde a inauguração do Hospital da Criança de Alagoas trago a minha filha para ser acompanhada pelos médicos daqui. A última consulta que ela teve foi com a pneumologista, uma médica maravilhosa. O atendimento daqui é muito bom”, afirma Josilene da Silva, mãe de Alice.
Atendimento especializado
Com apenas um ano de idade, Ravi Santos foi o terceiro paciente a ser internado na unidade. Segundo a mãe, Daniele dos Santos, ele chegou bem desestabilizado e sem diagnóstico. “Hospital da Criança de Alagoas a gente descobriu o que ele tinha e fizemos o tratamento direitinho. Hoje, ele é outra criança. Ele vem fazer o acompanhamento de três em três meses com os profissionais daqui”, explica Daniele.
 (6).jpg)
O Hospital da Criança de Alagoas veio para trazer mais qualidade de vida e facilidade para as crianças e adolescentes do estado. “A gente não sabia para onde ir, não tínhamos o diagnóstico certo. Quando chegamos aqui, foi totalmente diferente. Encontramos os profissionais que estávamos precisando para acompanhar ele. Tanto os médicos, quantos os enfermeiros, a equipe da limpeza, tratam a gente bem até hoje”, acrescenta a mãe de Ravi.
Novidades
Em novembro do ano passado, foi realizada uma obra de requalificação da UTI, modernizando os leitos para oferecer ainda mais conforto aos pacientes e acompanhantes. Ainda em 2024, foram instalados os primeiros leitos especializados em saúde mental infantil, para um acolhimento seguro e humanizado.
Outra novidade é a implementação da Central de Atendimento do Hospital da Criança de Alagoas. Esse serviço vai realizar atendimentos via WhatsApp para o acesso a informações, esclarecimento de dúvidas e recebimento de sugestões, facilitando a comunicação entre família e a unidade.
Para o diretor-geral da unidade, Valdir Dantas Cajé Júnior, o Hospital da Criança de Alagoas tem transformado a vida dos alagoanos. “Temos equipes de profissionais qualificados e um time de colaboradores espetacular. Junto com o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, vamos seguir cuidando dos nossos pequenos. Que venham mais e mais conquistas!”, salienta o gestor.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?