Alagoas

Diteal e Emília Clark abrem seleção para o projeto Ballet a Serviço da Educação

* Jhessyka L. P. Fernandes 02/04/2025
Diteal e Emília Clark abrem seleção para o projeto Ballet a Serviço da Educação
Seletiva de balé ocorrerá no dia 12 de abril na sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro - Foto: Ascom Diteal

A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e a professora e bailarina Maria Emília Clark estão abrindo mais 20 vagas para participação no projeto Ballet a Serviço da Educação, que oferece a oportunidade para que estudantes da rede pública de ensino frequentem aulas de balé.

 

A seletiva ocorrerá no dia 12 de abril (sábado), na sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro, das 8h às 11h. Serão 10 vagas para meninas e moças e 10 vagas para meninos e rapazes, para idades entre 10 e 21 anos no momento da inscrição. Não é preciso experiência prévia para a seleção e tanto a seleção quanto a participação são totalmente gratuitas. 


 

No dia da seletiva, a professora orienta aos inscritos levar roupa confortável, meias de tênis para os pés, garrafa de água e manter os cabelos presos. Para a comprovação de matrícula em instituição de ensino da rede pública, é necessário também portar documento de matrícula e carteira de identidade ou certidão de nascimento. 

 

Os pais deverão deixar os alunos com a documentação e retornar às 11h. O resultado da seleção será disponibilizado no dia 19 de abril, sendo divulgado nos portais diteal.al.gov.bralagoas.al.gov.br e também pelo Instagram @teatrodeodoro . 

 


Parceria, cultura e acessibilidade

 

O projeto Ballet a Serviço da Educação, ativo por nove anos, tem como principal iniciativa oferecer o acesso à cultura de forma totalmente gratuita e de qualidade, mostrando também as diversas perspectivas que a prática da dança e do balé clássico podem exibir. A fomentação de novos artistas tem gerado riqueza  à sociedade e ao projeto, que apoia anualmente 50 alunos.


 

A professora Maria Emília Clark é bailarina profissional pelo Sindicato dos Artistas de São Paulo  iniciou seus estudos com Fernando Ribeiro e Eliana Cavalcanti. Sua carreira foi marcada por passagens em vários países da América Latina e Europa. 

 

Emília também integrou a Cia Balé Stagium, é formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pós-graduada em Metodologia do Ensino das Artes Cênicas pela Universidade Internacional de Curitiba (Uninter).

 

Atualmente, a bailarina possui sua própria escola de balé, situada em Maceió, no bairro do Jaraguá. 

 

SERVIÇO


O Quê: Seletiva para o projeto Ballet a Serviço da Educação

Como: Estudantes da rede pública de ensino, com ou sem experiência, de 10 a 21 anos

Onde: sala de dança do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Quando: dia 12 de abril, às 8h

Qunato: inscrições gratuitas