Política
Segurança Cidadã desmente proibição de ambulantes na faixa de areia da praia

A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) esclarece que não procede a informação de que a Prefeitura de Maceió proibiu os ambulantes de trabalharem na faixa de areia. A notícia que circula nas redes sociais é falsa.
Nas últimas semanas, a Semsc tem intensificado as ações de orientação e fiscalização para assegurar que a comercialização na orla ocorra de maneira organizada e segura, em conformidade com as normas de uso do espaço público.
Entre as regras que os ambulantes devem seguir estão:
- A proibição do uso de vasilhames de vidro e espetos de madeira, que representam riscos à segurança dos frequentadores da praia.
- A preservação do passeio público, garantindo a livre circulação de pedestres e banhistas.
- O cumprimento das orientações sobre a venda de kits de praia, a organização do espaço de trabalho e o recolhimento dos materiais ao final das atividades.
Segundo o subsecretário de Convívio Social, Valdecio Nascimento, a informação não procede, e a Prefeitura de Maceió tem incentivado o comércio na capital por meio de eventos. "A Secretaria tem promovido uma série de ações educativas para orientar ambulantes e comerciantes sobre os procedimentos corretos para a comercialização de produtos na orla marítima", afirmou.
Valdecio também ressaltou que os ambulantes estão autorizados a continuar suas atividades na faixa de areia, desde que cumpram as regulamentações necessárias. "Aqueles que ainda não têm autorização devem procurar a Semsc para regularizar a situação", explicou o subsecretário.
A Prefeitura reforça que essas medidas não têm o objetivo de impedir o trabalho dos ambulantes, mas sim assegurar um ambiente seguro e organizado para todos. Os comerciantes que descumprirem as regras estarão sujeitos a penalidades, como apreensão de materiais, multas e até a cassação da autorização para trabalhar na faixa de areia.
Para denúncias de irregularidades, a população pode entrar em contato com o Disque-denúncia da Semsc pelo número (82) 3312-5277.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?