Geral
Mestrado em Comunicação abre seleção para sua primeira turma
Candidatos podem se inscrever até 30 de abril pelo Sigaa

O Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está com inscrições abertas para a seleção de alunos regulares da sua primeira turma de mestrado. Interessados devem se inscrever até 30 de abril, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa).
Ao todo, são oferecidas 12 vagas, sendo seis para ampla concorrência e seis destinadas para o sistema de cotas. A reserva de vagas segue as diretrizes da Ufal, com a seguinte distribuição: 20% para candidatos negros [pretos e pardos], 10% para indígenas, 10% para pessoas com deficiência, 10% para pessoas trans e 10% para servidores da Universidade.
Podem se candidatar graduados em cursos de bacharelado ou licenciatura reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), além de concluintes que apresentem declaração de conclusão até a data da matrícula. A inscrição exige que a documentação solicitada seja enviada exclusivamente pelo Sigaa, conforme as orientações do edital.
O processo seletivo será composto por três etapas: análise do pré-projeto, prova escrita e entrevista com a comissão de seleção. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre de 2025.
Segundo o coordenador do PPGCOM, Vitor Braga, o mestrado busca suprir uma demanda histórica pela formação de profissionais da comunicação em Alagoas, sendo o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu da área no estado. “O Programa pretende formar docentes e pesquisadores que sejam capazes de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como avaliar criticamente os diferentes níveis de abordagem para a análise do fenômeno comunicacional, considerando a multiplicidade de objetos e de abordagens teóricas e metodológicas da área”, destacou.
Mais informações sobre o programa e suas linhas de pesquisa podem ser encontradas no site oficial e as ações do PPGCOM também podem ser acompanhadas no Instagram @ppgcomufal.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?