Política
Abraçando a diversidade: celebrando o dia da conscientização do autismo

A Prefeitura de Maceió vem desenvolvendo uma série de ações integradas voltadas para a promoção da inclusão e do bem-estar de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Para garantir acessibilidade e conforto para todos, a Prefeitura tem realizado diversas atitudes de inclusão em seus eventos. Como por exemplo o uso de fones redutores de ruídos. Primeira cidade no Brasil a garantir o equipamento, a gestão JHC busca atender às necessidades das pessoas com hipersensibilidade auditiva, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Opositivo (TODO).
A Prefeitura vem tomando iniciativas que abrangem as seguintes áreas:
Saúde e Assistência
Nas áreas da saúde e assistência, programas específicos são oferecidos para garantir o acesso a diagnósticos precoces, terapias e atendimentos especializados. Essas ações visam acompanhar o desenvolvimento dos pequenos e adolescentes com TEA, proporcionando um suporte integral que dialoga com as necessidades individuais de cada família e estarão disponíveis nos seguintes pontos da cidade:
AAPPE
Rua Maira Brêda - Jatiúca, Maceió - AL
(82) 2121-8686
ADEFAL
Rua Clementino do Monte, 312B - Farol, Maceió- AL
(82) 2121-8686
APAE MACEIÓ
Rua Rad. Haroldo Miranda, 2-126 - Prado, Maceió - AL
(82) 98154-0309
CER III PAM SALGADINHO
Rua Mizael Domingues, 241 - Centro, Maceió - AL
(82) 3315-5311
CRESCER
Rua Frei Caneca, 75 - Farol, Maceió - AL
(82) 3025-5557
PESTALOZZI
Rua Comendador Firma Lopes, 242 - Farol, Maceió - AL
(82) 3201-2350
UNCISAL
Rua Jorge de Lima, 113 - Trapiche, Maceió - AL
(82) 3315-6809
ASSISTA
Rua Empresário Jorge Montenegro, 15 - Santa Amélia, Maceió - AL
(82) 3432 - 3831
CLÍNICA GURI
Rua General Hermes, 795 - Cambona, Maceió
(82) 3201-6100
Transporte e Trânsito
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) disponibiliza cartões voltados para pessoas com autismo – como o “Vamu Especial” e credenciais para estacionar – que oferecem benefícios e facilidades no dia a dia. Embora os números exatos possam variar com o tempo, essas iniciativas reforçam a mobilidade e a autonomia, contribuindo para a inclusão social desses cidadãos.
Ações da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc)
A Semuc também desempenha um papel importante, articulando estratégias que fortalecem a rede de apoio à população com necessidades especiais. Dentre as ações destacadas, a Carteirinha do Autista tem promovido a transferência de atendimentos para unidades específicas, como a Udas Centro e Serraria, otimizando o acesso aos serviços e garantindo uma atenção mais direcionada às demandas locais.
Educação Especializada
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) investe fortemente na inclusão educacional por meio das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Com 114 salas distribuídas pela cidade, esses espaços oferecem atendimento educacional especializado para alunos com transtornos, altas habilidades ou superdotação. São 134 professores capacitados para atuar nessa área, com atendimentos realizados duas vezes por semana – cada sessão com duração de até 60 minutos –, em formato individual ou em pequenos grupos de até quatro alunos. As atividades desenvolvidas nas SRM visam fortalecer tanto a coordenação motora quanto as habilidades cognitivas, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e adaptado às necessidades de cada estudante.
A integração dessas ações demonstra o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a inclusão e a qualidade de vida das crianças e jovens com TEA. Ao unir esforços nas áreas de Saúde, Assistência, Transporte e Trânsito, Educação e cidadania, a administração municipal busca criar uma rede de apoio que facilite o acesso aos serviços essenciais e valorize o potencial de cada indivíduo, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.
Mais lidas
-
1DEMOLIÇÃO
Justiça Federal determina paralisação e desmonte de parque aquático e polo industrial em área indígena Xukuru-Kariri
-
2DISPUTA
Embalado pelo título da Copa Alagoas, CSE enfrenta CSA nesta quarta, por uma vaga na Copa do Brasil 2026
-
3FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
4CAOS PERSISTE
Usuária do SUS em Palmeira dos Índios desabafa: “Os vereadores foram comprados pela prefeita”; veja vídeo
-
5NA JUSTIÇA
Sentença expõe gestão do ex-prefeito-imperador: quem vai ressarcir a compra de terreno em área indígena feita por R$ 1 milhão com recursos públicos?