Internacional
Coreia do Sul, China e Japão discutem maior cooperação no comércio em meio à guerra tarifária

Os chefes do Comércio da Coreia do Sul, China e Japão se reuniram neste domingo, durante a 13ª Reunião de Ministros de Comércio e Economia Trilateral, para discutir o avanço da cooperação comercial entre os três países. O encontro é realizado em um momento de implementação de políticas protecionistas no comércio global após o retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.
"Nós notamos com satisfação os avanços realizados na cooperação trilateral entre nossos três países e tivemos discussões produtivas sobre a trajetória futura de nossa cooperação", afirmam, em comunicado à imprensa. "Reconhecemos especialmente a necessidade de uma cooperação econômica e comercial trilateral contínua para abordar efetivamente os desafios emergentes e alcançar resultados tangíveis em áreas-chave", acrescentam.
No documento, é destacada a importância da implementação "transparente, suave e efetiva" do Acordo de Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, em inglês). Adicionalmente, é ressaltada a agilização para finalizar os termos de referência do grupo de trabalho de adesão para novos membros do RCEP o mais breve possível.
O comunicado finaliza reforçando que a Reunião de Ministros de Comércio e Economia Trilateral é uma plataforma essencial no avanço da economia e comércio trilateral, além de anunciar que o próximo encontro será realizado no Japão, em data ainda não informada.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Crise interna no CSE: Assembleia Geral Extraordinária é convocada por Ibson Melo para apurar denúncias e exigir prestação de contas
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3ELEIÇÕES 2026
James Ribeiro pode disputar vaga na ALE: ex-prefeito de Palmeira dos Índios é cotado para candidatura a deputado estadual com apoio de lideranças de peso
-
4CASAMENTO
Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia com presença de famosos
-
5HOMICÍDIO
Esposo de vereadora é executado a tiros em Teotônio Vilela