Alagoas
PM forma 115 agentes no Curso de Metodologia do Treinamento Físico Militar

Após uma extensa jornada de aprendizado teórico e prático, mais uma etapa de aperfeiçoamento foi concluída com êxito por 115 profissionais da segurança pública. Nesta quinta-feira (27), foi realizada a formatura das turmas A e B de 2024 do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Militar (CMTFPM). O curso é promovido pela Polícia Militar de Alagoas por meio de seu Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).
A solenidade que marca o encerramento do CMTFPM aconteceu no Auditório da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM) e foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
.jpg)
“Os senhores e as senhoras estão capacitados e aptos para se transformarem em agentes multiplicadores em suas instituições e unidades de lotação. A prática constante de atividades físicas é essencial para a saúde do ser humano, mas fundamental para o bom desempenho do serviço policial e bombeiro militar. Manter um bom preparo físico e bem-estar é vital para o bom funcionamento das nossas corporações.", afirmou o comandante geral da PM. coronel Paulo Amorim.
Dos 115 concluintes, dez são integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). No contigente total, 72 são masculinos e 43 são femininos. A turma presta uma homenagem póstuma à 3° Sargento PM Emanuella Fernanda Ferro Gonzaga. O nome da militar falecida em 10 de maio de 2024 e era uma das atletas da corporação foi escolhido para denominar a turma.
O ato solene contou com homenagem a instrutores, entrega de certificados e reconhecimento aos que contribuíram para o sucesso dessa iniciativa, que começou em 13 de setembro de 2024. O rito de honra ao veterano prestigiou o subtenente José Edson dos Santos.
.jpg)
O coronel Sérgio Verçosa, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), prestigiou a cerimônia, assim como o comandante da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), coronel Mário Xavier; o comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), tenente-coronel Jefferson Canuto; o chefe do Centro Integrado de Assistência Social (CIA), tenente-coronel Costa; o diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), tenente-coronel F. Soares; e o comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (10º BPM), tenente-coronel Carlos Alberto.
CMTFPM
Com duração de 22 semanas e 530 horas-aula, o curso, desenvolvido no CFAP, é direcionado às praças e visa atender à necessidade constante de padronizar o conhecimento dos operadores de segurança pública no estado, especialmente no que se refere ao treinamento físico.
O objetivo é promover saúde física para a atuação nas atividades diárias, além
da melhoria na qualidade de vida dos profissionais como um todo. O curso é
estruturado para especializar o policial militar e o bombeiro militar,
capacitando-os para atuarem como multiplicadores em suas instituições de
origem.
O currículo é composto de disciplinas como ética, cidadania e direitos humanos, anatomia, cinesiologia, fisiologia do esforço, natação, metodologia e treinamento, entre outras.
Mais lidas
-
1TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
2OBITUÁRIO
Cardiologista alagoano morre em acidente com jet ski na orla de Aracaju
-
3FORÇAS ARMADAS
Apesar da pressão norte-americana, houthis do Iêmen atacam o aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv
-
4FUTEBOL
CSE é bicampeão da Copa Alagoas 2025 nos pênaltis após empate sem gols contra o Penedense
-
5REEDIÇÃO HISTÓRICA
CSE e Penedense voltam a decidir título após 54 anos; final da Copa Alagoas é neste domingo em Palmeira dos Índios