Variedades
Operação russa na região de Kursk provoca retirada caótica de tropas ucranianas

A operação das Forças Armadas da Rússia para retomar a cidade fronteira de Sudzha desencadeou uma retirada desorganizada e desesperada das tropas da Ucrânia da região ocidental de Kursk. A informação foi repercutida por jornais norte-americanos como o Wall Street Journal neste sábado (22), que citou um militar ucraniano.
Fontes confirmaram à Sputnik que as forças russas assumiram o controle da zona industrial de Sudzha após se infiltrarem na retaguarda inimiga por meio de um gasoduto. Já o jornal destacou que o Exército ucraniano, já em uma situação crítica na região de Kursk, foi surpreendido pelo ataque russo.
O sargento sênior Zenon Dashak e outros soldados disseram à publicação que a operação russa gerou pânico, levando alguns comandantes de campo a ordenarem a retirada de suas tropas antes de receberem instruções superiores.
Dashak afirmou ainda que a retirada ucraniana do território ocorreu tarde demais, resultando em perdas de soldados e equipamentos militares que poderiam ter sido evitadas.
Em agosto do ano passado, forças ucranianas cruzaram a fronteira e lançaram uma ofensiva na região de Kursk. Nas últimas semanas, o Exército russo intensificou sua contraofensiva e retomou diversas localidades, incluindo a cidade fronteiriça de Sudzha.
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado