Economia
Novo consignado para CLTs tem 15 milhões de simulações no primeiro dia

Baixar
No primeiro dia do programa, o novo crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, o Crédito do Trabalhador, já registrou 15 milhões de simulações e 1.494 contratos efetivados.


Com o novo programa do governo federal, trabalhadores celetistas, rurais, domésticos, empregados contratados por um Microempreendedor Individual (MEI), que têm direito ao FGTS, vão poder comprometer até 35% do salário para pagar empréstimo com desconto já na folha do pagamento.
Mas o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, prega cautela para que não se faça empréstimos desnecessários ou com uma alta taxa de juros.
Para fazer a simulação, basta o trabalhador acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e solicitar a simulação de quanto precisa e de quantas parcelas quer pagar.
Os bancos vão enviar as propostas de empréstimos em 24 horas. Eles devem informar o valor líquido a ser liberado, valor de cada parcela, total pago pela operação e a taxa de juros.
O trabalhador deve, então, escolher a melhor opção e fazer a contratação pelo próprio aplicativo do banco. A expectativa é de seja cobrado juros de cerca de 3% ao mês, mas os bancos têm autonomia para definir suas propostas.
Como fica em caso de demissão?
Em caso de demissão, o trabalhador vai poder usar até 10% do saldo no FGTS para pagamento do empréstimo ou até 100% da multa rescisória.
Se o valor descontado for insuficiente, o pagamento das parcelas será interrompido, sendo retomado quando o trabalhador conseguir outro emprego com carteira assinada. Nesse caso, o valor das prestações será corrigido, mas o trabalhador também poderá procurar o banco para negociar uma nova forma de pagamento.

Economia Quase 1,5 mil contratos foram efetivados Brasília 22/03/2025 - 11:15 Rafael Gasparotto/ Sumaia Villela Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional Empréstimo consignado Consignado CLT celetistas sábado, 22 Março, 2025 - 11:15 2:01
Mais lidas
-
1HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS EM CHAMAS
Protesto por falta d’água escancara o legado de descaso deixado por Júlio Cezar e sua parceria milionária com a Águas do Sertão
-
3CINEMA
O Caçador e a Rainha do Gelo é continuação de outro filme? Entenda a ordem para assistir
-
4PRAZO
Abono do Fundef: Seduc e Seplag orientam servidores sobre declaração do imposto de renda
-
5AVANÇA
Touro enfurecido avança sobre homem e passa por cima de BMW