Brasil
Novo presidente da CCJ da Câmara promete priorizar projetos do governo e reduzir pautas ideológicas

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (20), o novo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado federal Paulo Azi (União Brasil-BA), defendeu menos embates do Congresso com o Supremo Tribunal Federal (STF).
O parlamentar prometeu que a comissão vai dar prioridade aos projetos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, também, menos espaço para pautas ideológicas, mais defendidas pela oposição. Além disso, o presidente da CCJ disse que a Comissão tem sofrido com o clima de radicalismo que afeta a votação de temas na Casa.
"Temos que ter uma atenção especial aos projetos que foram propostos pelo Poder Executivo, até porque ele tem efetivamente o direito de ver os seus projetos apreciados, porque é o responsável pela implementação das políticas públicas", declarou à Folha.
Em meio aos embates do Congresso com o STF, o deputado declarou ainda que não vai "contribuir para jogar a gasolina na fervura", postura que, segundo ele, é semelhante à do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Na última quarta (19), depois de 45 dias da retomada dos trabalhos parlamentares, a Câmara definiu os novos integrantes das comissões permanentes, responsáveis pela análise de projetos antes de chegarem ou não ao plenário. Entre as mais disputadas está justamente a CCJ, que pode barrar a tramitação de propostas caso não sejam aprovadas pelo colegiado.
Maior partido da Casa e principal articulador da oposição, o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro ficou com o maior número de comissões, seguido pela federação PT-PCdoB-PV.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo