Brasil
PF mira chefe de esquema que enviou 2 mil fuzis de Miami para favelas do Rio de Janeiro, diz mídia

Frederick Barbieri, conhecido como o Senhor das Armas, e seu chefe, o policial federal aposentado Josias João do Nascimento são alvos da Operação Cash Courier, que investiga o envio de 2 mil fuzis de Miami para favelas do Rio de Janeiro.
Conhecido como o Senhor das Armas, Frederick Barbieri foi condenado por tráfico internacional de armas pela Justiça dos Estados Unidos. De acordo com a apuração da TV Globo, seu chefe é o policial federal aposentado Josias João do Nascimento que é alvo de mandados de busca e apreensão na Operação Cash Courier.
De acordo com a Polícia Federal (PF), a operação — que tem apoio do Ministério Público Federal (MPF), Cifra/Polícia Civil do Rio de Janeiro e Secretaria Nacional de Segurança Pública — investiga o envio de 2 mil fuzis de Miami para favelas do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. A Justiça também determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 50 milhões.
Outro investigado, Marcelo Lopes Santhiago Geraldo, atirou contra policiais durante a operação, mas foi capturado e preso em flagrante por porte ilegal de arma fria (não registrada) e tentativa de homicídio.
A investigação começou em 2017, com a apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão, carga atribuída a Barbieri, que usou pessoas físicas e jurídicas para lavar dinheiro da venda de armas.
Os investigados vão responder por tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de capital, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva.
Em 2017, 60 fuzis foram apreendidos no Aeroporto do Galeão, escondidos em aquecedores de piscina. Parte do arsenal foi distribuída para departamentos da Polícia Civil. Em 2018, agentes federais encontraram 52 fuzis em um galpão alugado por Barbieri na Flórida.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo