Brasil
Banco Central eleva juros básicos da economia para 14,25% ao ano; quinta alta consecutiva

O Banco Central elevou 1 ponto percentual na taxa Selic, nesta quarta-feira (19), subindo os juros básicos da economia de 13,25% para 14,25% ao ano.
Esta foi a quinta alta consecutiva da taxa Selic implementada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), e a terceira com esse mesmo valor, alcançando o maior nível desde outubro de 2016.
Apesar do aumento, o comitê adiantou que, na próxima reunião, em maio, o ajuste para controlar a inflação deve ser menor:
"Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião."
Em fevereiro, a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 1,48% e acumula alta de 4,87% em 12 meses, acima do teto da meta do ano passado.
A projeção do mercado financeiro é de que a taxa básica de juros termine em 15% em 2025, devido às incertezas sobre a inflação brasileira e a economia global. Já o IPCA deve ficar em 5,51% até o fim deste ano, de acordo com dados do Boletim Focus, do Banco Central.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo