Brasil

Política econômica do governo Lula vai na direção errada para 93% do mercado financeiro

Por Sputinik Brasil 19/03/2025
Política econômica do governo Lula vai na direção errada para 93% do mercado financeiro
Foto: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Dados foram divulgados nesta quarta-feira (19) pelo Genial/Quaest, que apontou alta rejeição do mercado financeiro brasileiro sobre a política econômica do governo do presidente Lula. Pesquisa foi realizada em meio à expectativa sobre o anúncio da isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5 mil e nova tributação para os mais ricos.

O levantamento apontou que 93% dos agentes financeiros acreditam que a equipe econômica do governo está no caminho errado, enquanto apenas 7% avaliaram de forma positiva. Além disso, 83% dos entrevistados esperam uma piora da economia do país, 13% dizem que os índices vão permanecer os menos e 4% acreditam que vai melhorar.

Para os agentes econômicos do país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o principal responsável pela direção errada da condução econômica do país (92% dos entrevistados), enquanto 5% acreditam que é por conta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 2% responsabilizam o Congresso e apenas 1% culpam o Banco Central.

Outro dado é que 58% dos entrevistados avaliam que há risco de recessão econômica no país. Veja abaixo outros números:

Ao todo, foram entrevistados entre os dias 12 e 17 de março representantes de 106 fundos de investimentos em São Paulo e no Rio de Janeiro através de questionários online. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos e a pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos.