Brasil
Secretário do PT defende à Sputnik atuação de mais atores nas negociações de paz sobre a Ucrânia

Em entrevista à Sputnik, o secretário de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT), Romênio Pereira, afirmou que seria positivo que mais países participassem das conversas de paz entre Rússia e Ucrânia. Nas últimas semanas, o governo do presidente Donald Trump tem tentado liderar o processo.
"É preciso buscar mais atores, independentemente de seu tamanho e importância", declarou Pereira. O dirigente lamentou ainda a ausência de mais vozes nas recentes conversas de Trump, com o presidente russo Vladimir Putin e o ucraniano Vladimir Zelensky.
"Uma das entidades que tem condições de ajudar na mediação, naturalmente, é a ONU [Organização das Nações Unidas]", disse, lembrando que Brasil e China também apresentaram uma proposta conjunta para a resolução do conflito no ano passado, que contou com forte apoio do Sul Global.
Porém, o dirigente do PT pontuou que a posição é pessoal e que o PT ainda não definiu um posicionamento oficial sobre a questão. Mesmo assim, destacou que a prioridade é alcançar um acordo de paz o mais rápido possível.
O secretário de Relações Internacionais do PT também demonstrou cautela, mas otimismo quanto a um possível acordo, já que acredita que as circunstâncias atuais favorecem essa possibilidade.
"Um conflito termina quando um dos lados se sente derrotado e não tem mais forças para lutar ou quando se busca uma solução em que ambos ganham e perdem. Agora, estamos em um momento propício para isso", afirmou.
Pereira evitou comentar propostas específicas, como a possibilidade de a Ucrânia ceder território, desistir de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ou vender terras ricas em minerais aos Estados Unidos.
Na última terça (18), Trump e Putin tiveram uma conversa telefônica de mais de 90 minutos, quando discutiram diversos temas, com ênfase na solução da crise na Ucrânia. Nesse contexto, foi acordada uma trégua de 30 dias nos ataques contra a infraestrutura energética ucraniana, além do início de negociações técnicas para um cessar-fogo marítimo no Mar Negro.
Mais lidas
-
1INSTABILIDADE POLÍTICA
Clima esquenta em Rio Largo: viaturas cercam Prefeitura após tentativa de golpe do presidente da Câmara; veja vídeo de populares
-
2TRAGÉDIA
Criança de 5 anos morre atingida por hélice de lancha, na Praia do Gunga
-
3CONFUSÃO CONTINUA
Prefeito e vice de Rio Largo impetram Mandado de Segurança após Câmara declarar renúncia falsa e Caixa Econômica bloquear contas do município
-
4CORONEL DO SECULO XXI
Servidor entra com queixa-crime contra ex-prefeito e atual secretário Júlio Cezar e pede medida protetiva
-
5CONFUSÃO
Presidente da Câmara tentou invadir Prefeitura e assumir cargo de prefeito em Rio Largo em ação comparada a golpe político; veja vídeo