Cidades
Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Conselho inicia campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Esperança”
A sua declaração anual do Imposto de Renda pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes de Arapiraca.

Em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Arapiraca, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) lançou, nesta segunda-feira (10), a campanha “Transforme seu Imposto de Renda em Esperança”.
O intuito desta ação é destinar o Imposto de Renda (IR) do contribuinte arapiraquense no auxílio às instituições que zelam pelos direitos das crianças e adolescentes.
De acordo com o CMDCA, essa é uma oportunidade de sensibilizar a população para efetuar a dedução de até 3% do IR para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
O período para a declaração está previsto para acontecer entre os dias 17 de março e 31 de maio deste ano, segundo informações da Receita Federal do Brasil (RFB).
Para doar, é importante que a declaração seja realizada no modelo completo. Após o preenchimento de todos os campos, o contribuinte deve procurar o item “resumo da declaração”, seguido de “doações diretamente na declaração”, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e selecionar o município.
O próprio sistema da Receita Federal irá efetuar o cálculo e disponibilizará o valor que cada contribuinte poderá deduzir para o FIA. Uma vez escolhido o valor, o sistema emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), que deverá ser recolhida até o dia 31 de maio de 2025.
Tanto quem possui imposto a pagar, quanto o que tem a ser restituído poderá fazer a dedução para o Fundo da Infância e da Adolescência. Aquele que tem a pagar, o valor da doação será abatido. Quem tem imposto a receber, o valor da doação será somado o montante a ser restituído. Logo, o custo final para o contribuinte é zero.
Em 2024, o CMDCA realizou um chamamento público e destinou R$270 mil às seguintes instituições:
– Associação Manoel Teles Solidário;– Associação Federativa de Capoeira de Alagoas (AFCAL);– Associação Mãe Rainha;– Associação Domingos Sávio;– Pestalozzi Arapiraca;– Associação Amor Perfeito Azul (APA);– Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais do Município de Arapiraca (APAE);– Associação dos Amigos e Moradores do Bairro Baixão (AMOBB); e– Instituição João de Barro.
Para mais informações, os interessados(as) poderão entrar em contato com o conselho através do correio eletrônico cmdcaarapiraca@gmail.com.
Mais lidas
-
1GEOLOGIA
Pesquisadores revelam que meteorito que atingiu a Escócia caiu há menos tempo do que pensávamos
-
2CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Asteroide Vesta pode ser parte de um mundo perdido, revela missão Dawn da NASA
-
3JUSTIÇA
Esposa de Collor tem R$ 478 mil retirados da conta bancária para pagar dívida trabalhista, diz blogueiro
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5ACIDENTE
Goleiro de futebol amador morre após queda de motocicleta no Sertão de Alagoas