Esportes
Palmeiras e CBF criticam Conmebol por punição leve em caso de racismo

Baixar
A Conmebol, Confederação Sul-Americana de Futebol, puniu o Cerro Porteño pelos gestos e xingamentos racistas de torcedores dirigidos ao jogador do Palmeiras Luighi, no confronto entre as equipes pela Libertadores Sub-20.


Uma multa de US$ 50 mil e a publicação de uma campanha comunicacional para a conscientização do racismo nas redes sociais do time paraguaio, com a participação dos jogadores, estão entre as sanções aplicadas pela Conmebol, além da ausência de público nos jogos da competição. Ainda cabe recurso da punição.
O Palmeiras, por meio de nota, discordou das punições dadas ao Cerro Porteño, afirmando que as medidas, diante dos fatos ocorridos, são insuficientes para combater a discriminação racial no futebol da América do Sul, com exceção da campanha nas mídias sociais. O clube brasileiro também informou que vai recorrer à Fifa.
A CBF, Confederação Brasileira de Futebol, também manifestou indignação com as penalidades aplicadas pela Conmebol. A entidade afirmou que “a decisão não combate com o rigor necessário a discriminação racial ocorrida, mas, lamentavelmente, incentiva a prática de novos atos criminosos ante a ineficácia das penalidades aplicadas”. A CBF declarou ainda que vai tomar todas as medidas cabíveis diante do descumprimento do protocolo global antirracista aprovado pela Fifa no ano passado.
Luighi foi hostilizado após ter marcado um dos gols da partida, que ocorreu na última quinta-feira, dia 6, e terminou com a vitória do clube alviverde por 3 a 0.
*Com informações da Agência Brasil e supervisão de Bianca Paiva

Esportes Jogador Luighi foi alvo de xingamentos em jogo contra o Cerro Porteño Brasília 10/03/2025 - 19:47 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Por Vítor Mendes – Estagiário da Rádio Nacional* racismo Palmeiras Conmebol CBF Fifa Futebol segunda-feira, 10 Março, 2025 - 19:47 1:34
Mais lidas
-
1MÚSICA
Edson e Hudson lançam álbum com clássicos sertanejos
-
2AUTOMOBILISMO
Prova sprint caótica da Fórmula 2 atrasa início da classificação da F-1
-
3SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5CONFUSÃO
Ex-proprietária invade casa já vendida e se recusa a sair em Lagoa da Canoa