Brasil

China suspende importação de carne de 3 frigoríficos brasileiros

Sputinik Brasil 03/03/2025
China suspende importação de carne de 3 frigoríficos brasileiros
Foto: © Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

A partir desta segunda-feira (3), três estabelecimentos brasileiros não poderão vender temporariamente carne bovina para a China por falta de conformidades em relação aos requisitos chineses para o registro de estabelecimentos estrangeiros, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC).

"As empresas envolvidas já foram notificadas e estão adotando medidas corretivas para atender às exigências da autoridade sanitária chinesa", informou em nota a instituição.

A decisão foi tomada pela Administração-Geral de Aduanas da China (GACC, na sigla em inglês), a partir de auditorias remotas com os estabelecimentos, que restringiu a unidade da JBS, em Mozarlândia (GO); da Frisa, em Nanuque (MG); e da Bon-Mart Frigorífico, em Presidente Prudente (SP).

A ABIEC informou que está, juntamente com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), dialogando com as autoridades chinesas para "garantir a rápida resolução da questão" e que os demais estabelecimentos habilitados seguem operando normalmente.

Segundo o Mapa, a China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina, consolidando-se nos últimos anos como o maior parceiro comercial do Brasil em proteínas animais. Em 2024, as exportações brasileiras de carne bovina para o país somaram mais de 1 milhão de toneladas, informou a pasta — aumento de 12,7% em relação ao mesmo período de 2023.

O país asiático iniciou uma investigação sobre a importação de carne bovina pelo país entre 2019 e o primeiro semestre de 2024 em todos os países exportadores, incluindo o Brasil.