Internacional
Reino Unido promete 2,26 bi de libras para fortalecer capacidade de defesa da Ucrânia

O Reino Unido e a Ucrânia acertaram um empréstimo de 2,26 bilhões de libras para fortalecer a capacidade de defesa da Ucrânia, informou o ministro ucraniano das Finanças, Serhiy Marchenko, em uma postagem no X. Ele acrescentou que estava "grato" ao Reino Unido por "responsabilizar o agressor pela guerra".
O acordo foi fechado durante reunião entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o primeiro ministro do Reino Unido, Keir Starmer, neste sábado.
Após o encontro, Zelensky escreveu em seu perfil na rede social que "este empréstimo aumentará as capacidades de defesa da Ucrânia e será pago usando receitas de ativos russos congelados".
Ainda segundo o presidente ucraniano, os recursos serão direcionados para a produção de armas em seu país. "Esta é a verdadeira justiça - aquele que começou a guerra deve ser aquele que pagará."
Zelensky afirmou que a reunião foi "significativa e calorosa", durante a qual os dois lados discutiram "os desafios enfrentados pela Ucrânia e por toda Europa, a coordenação com parceiros, passos concretos para fortalecer a posição ucraniana e o fim da guerra com a paz justa, juntamente com garantias de segurança robustas".
"Agradeço ao povo e ao governo do Reino Unido por seu tremendo apoio desde o início desta guerra. Estamos felizes por ter esses parceiros estratégicos e por compartilhar a mesma visão de como deve ser um futuro seguro para todos", concluiu.
Antes da reunião, Starmer recebeu Zelensky com um abraço e disse que a Ucrânia tinha o "apoio inabalável" de seu país. "Estamos com você, com a Ucrânia, pelo tempo que for necessário."
A reunião ocorreu um dia após uma crise diplomática entre a Ucrânia e os Estados Unidos, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, e o vice-presidente dos EUA, JD Vance, criticaram Zelensky por "não ser grato o suficiente" pelo apoio dos EUA, durante encontro acompanhado por jornalistas e transmitido ao vivo. O presidente ucraniano deixou o país norte-americano sem a esperada assinatura de um acordo de exploração de minerais na nação europeia.
O acordo entre Ucrânia e Reino Unido também ocorre na véspera de uma cúpula organizada por Starmer e que reunirá outros líderes europeus para discutir a crise na Ucrânia e a defesa do continente.
*Com Associated Press
Mais lidas
-
1SAÚDE DE PALMEIRA
Acompanhantes denunciam falta de estrutura e problemas na UPA de Palmeira dos Índios
-
2ACIDENTE
Casal morre em colisão entre moto e caminhão em Maceió
-
3CLIMA
São Paulo tem aumento gradual na temperatura após recorde de frio
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5POLÊMICA
Famosos se Revoltam com Piada de Léo Lins sobre Câncer de Preta Gil