Internacional
Não há metais de terras raras na Ucrânia, é um 'absurdo baseado em ficção', diz especialista

O acordo sobre metais de terras raras entre a Ucrânia e os Estados Unidos é um absurdo baseado em ficção, pois não há depósitos conhecidos de elementos de terras raras na Ucrânia, opina John Mavrogenes, professor de Geologia Econômica da Universidade Nacional da Austrália.
"Não há depósitos conhecidos de elementos de terras raras na Ucrânia", disse o professor ao portal Nikkei Asia.
O portal sublinha que os especialistas são céticos, especialmente em relação aos elementos de terras raras, duvidando que a Ucrânia tenha depósitos promissores para desenvolvimento.
Segundo o professor Mavrogenes, as pessoas que falam sobre isso não entendem a diferença entre as terras raras e qualquer outro mineral crítico.
"Quanto aos metais de terras raras, em condições favoráveis você levará seis anos para perfurar tudo e descobrir se deseja minerá-los de fato. […] Em uma situação de conflito, as chances de esse trabalho ser realizado são nulas", enfatizou Jon Hykawy, presidente e diretor da Stormcrow, empresa de pesquisa e consultoria especializada em materiais críticos.
No dia 14 de fevereiro, o The Washington Post relatou que os negociadores dos Estados Unidos sugeriram na reunião com Zelensky em Munique que ele assinasse um documento que transferiria os direitos de 50% dos recursos minerais ainda não extraídos da Ucrânia para os EUA. Zelensky disse que havia rejeitado o acordo, argumentando que não era do interesse da Ucrânia.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Placas educativas são instaladas no entorno do Lago do Goití para proteger fauna silvestre e promover consciência ambiental
-
2HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
3JUSTIÇA
MDB da Barra de São Miguel é condenado por fraude à cota de gênero
-
4CINEMA
Gravações de 'O Diabo Veste Prada 2' devem passar por Itália
-
5EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef