Alagoas

Profissionais do Samu concluem Curso de Suporte Básico e ampliam qualificação em atendimento pré-hospitalar

Arnaldo Santtos / Ascom Samu 21/02/2025
Profissionais do Samu concluem Curso de Suporte Básico e ampliam qualificação em atendimento pré-hospitalar
Foram abordados temas como atendimento a pacientes com queimaduras, segurança do paciente conforme normas da Anvisa - Foto: Arnaldo Santtos / Ascom Samu


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Central de Maceió, concluiu hoje (21) o II Módulo do Curso de Suporte Básico de Vida em Atendimento Pré-Hospitalar (APH-Básico). O treinamento, destinado para técnicos de enfermagem e condutores socorristas, foi realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central de Maceió, localizado no bairro do Farol. Com aulas teóricas e práticas, o curso capacitou 31 profissionais para atuar em situações de urgência e emergência em qualquer lugar do país.

 

A coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a importância do curso para a formação dos profissionais. “Esse treinamento é fundamental para garantir que nossos socorristas estejam preparados para lidar com as mais diversas situações de urgências e emergências. Eles aprenderam sobre suporte básico de vida, triagem de múltiplas vítimas, atendimento a pacientes com problemas cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (AVC) e outros casos críticos, garantindo um atendimento de excelência”, afirmou.

 

O coordenador do Nep, médico Luiz Antonio Mansur Branco, explicou que os profissionais aprovados no curso estão agora habilitados para trabalhar em qualquer estado brasileiro. “Essa certificação amplia as oportunidades de atuação desses trabalhadores, mas, principalmente, garante que eles estejam aptos a oferecer um atendimento de alta qualidade, independentemente da situação ou local. Estamos formando socorristas qualificados para salvar vidas em qualquer contexto ou local”, disse.

 

Entre os participantes está a técnica de enfermagem, Karla Erica Suruagy Farias, que expressou sua gratidão pela oportunidade. “Estou muito feliz por ter feito o curso de APH pelo Nep, que representa um marco importante na minha carreira. Como socorrista do Samu, quero estar sempre na linha de frente, ajudando vítimas de qualquer tipo de urgência e emergência. Para isso, estou comprometida em continuar me desenvolvendo profissionalmente e adquirindo novos conhecimentos e habilidades. Mal vejo a hora de colocar em prática tudo o que aprendi e contribuir para salvar vidas”, declarou.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, parabenizou os profissionais e ressaltou o exemplo de dedicação demonstrado pelo time do Samu. “Os profissionais do Samu são exemplos de responsabilidade e compromisso ao se dedicarem constantemente a treinamentos, atualizações e capacitações. Esse esforço reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população alagoana. É um trabalho que salva vidas e merece todo o nosso reconhecimento e apoio”, enfatizou.

 

Simulação

 

Durante o curso, foram abordados temas como atendimento a pacientes com queimaduras, segurança do paciente conforme normas da Anvisa, triagem com o método START, problemas respiratórios graves, intoxicações, afogamentos e muito mais. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de praticar em simulações realistas, o que aumenta a confiança e o preparo para lidar com situações reais.