Alagoas
Deixa Ela Quieta: Sesau terá pontos de apoio na orla para atender vítimas de assédio

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promove nesta sexta-feira (21) ações de cuidado em saúde mental durante as prévias carnavalescas no bairro Jaraguá, em Maceió. A iniciativa acontece no bloco “Nise no Frevo”, em alusão à psiquiatra alagoana Nise da Silveira, e inclui a distribuição de panfletos informativos sobre acolhimento e suporte para pessoas em sofrimento psíquico.
O objetivo é conscientizar os foliões sobre a importância de cuidar da saúde mental durante o Carnaval e oferecer um espaço de acolhimento para quem precisar de apoio. A ação faz parte da campanha “Deixa Ela Quieta”, do Governo de Alagoas. A Sesau atuará em parceria com as secretarias de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), da Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), da Segurança Pública (SSP) e de outros órgãos envolvidos na iniciativa.
Equipes especializadas do Centro de Acolhimento Integrado (Cais) e do Hospital Geral do Estado (HGE) estarão presentes para prestar apoio psicológico aos foliões. O HGE conta com um serviço específico voltado à prevenção e posvenção do suicídio, garantindo um atendimento humanizado e seguro para aqueles que precisarem de acolhimento. Além do suporte em saúde mental, a Sesau reforça a importância da redução de danos no Carnaval, abordando questões como o consumo excessivo de álcool, direção perigosa e violência.
“Essa é a segunda edição do bloco Nise no Frevo, e neste ano, ele está inserido nas comemorações dos 120 anos da psiquiatra alagoana, que revolucionou o tratamento em saúde mental e defendeu um acolhimento mais humanizado”, destacou a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório.
Assédio e Importunação Sexual
Além das ações voltadas para a saúde mental, o Governo de Alagoas também garantirá assistência às vítimas de assédio e importunação sexual durante as prévias carnavalescas. A Rede de Atenção às Vítimas de Violência (RAV) estará de prontidão das 17h às 2h para atender e orientar mulheres que sofrerem qualquer tipo de violência ou constrangimento durante a festa.
A estrutura fica localizada no anexo 6 da Sesau, em frente ao Coreto, e contará com equipes para prestar atendimento psicológico, jurídico e social, além de orientar as vítimas sobre os canais de denúncia. No sábado (22) e no domingo (23), das 9h às 17h a Sesau estará com a equipe da RAV junto às secretarias parceiras, no posto do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), na praia de Pajuçara. A ação terá o apoio da Delegacia Itinerante e de psicólogos para realizar acolhimento das vítimas.
“Neste período carnavalesco também teremos as nossas portas de assistência abertas, que continuarão prestando esse atendimento. No Hospital da Mulher 24 horas, na Sala Lilás localizada no Complexo de Delegacias [Code] que funciona 12h com psicólogas e também no Hospital Geral do Estado, que já é quando a vítima é regulada em casos mais graves’’, alertou a gerente operativa da RAV, Thaylise Nunes.
Mais lidas
-
1CARNAVAL 2025
Botafogo Samba Clube estreia na Sapucaí abrindo desfiles da Série Ouro
-
2SUSPENSÃO
Plano Safra: Tesouro suspende novas contratações de linhas de financiamento
-
3FUTEBOL
Zubeldía intensifica treinos e reforça fundamentos para fazer o São Paulo reagir no Paulista
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Câmara de Vereadores faz manobra e antecipa eleição da Mesa Diretora em sessão relâmpago
-
5METRÔ
Governo de SP envia PL para viabilizar extensão da Linha 5-Lilás até Jardim Ângela