Alagoas

Militares do Ronda no Bairro participam de capacitação de nivelamento no Corpo de Bombeiros

Alessandra Lima* 21/02/2025
Militares do Ronda no Bairro participam de capacitação de nivelamento no Corpo de Bombeiros
Bombeiros atuam na capacitação dos novos militares que irão ingressar no programa Ronda no Bairro - Foto: Ascom CBMAL

Militares que irão iniciar no programa Ronda no Bairro participaram, nesta sexta-feira (21), de uma capacitação de nivelamento no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). O momento de preparação ocorreu no Quartel do Comando-Geral, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió. Os militares passaram por ações e treinamentos voltados para Atendimentos Pré-Hospitalares (APH) e combate a incêndios.


O Ronda no Bairro é um programa que atua em áreas consideradas comerciais e com grande fluxo de pessoas para garantir a segurança de moradores, comerciantes, trabalhadores e turistas, com ênfase em uma abordagem social e comunitária e atenção à população em situação de vulnerabilidade social. As patrulhas são compostas por um militar da reserva e um da ativa pertencentes à Polícia Militar de Alagoas (PMAL) ou ao CBMAL, além de um civil egresso das Forças Armadas.

 

Durante duas semanas de preparação para entrar em ação, os futuros integrantes do Ronda no Bairro participam de inúmeros treinamentos no CBMAL e na PMAL. Na corporação, a capacitação é voltada para as áreas de primeiros socorros e combate a incêndios. Dessa forma, além das ocorrências cotidianas, os militares estarão preparados para lidar com diversas situações durante o serviço operacional, capacitados para ajudar a população da melhor forma possível.

 

Na ocasião, a sargento Ana Patrícia ficou responsável pela instrução de atendimento pré-hospitalar, fundamental em diversas situações que envolvem vítimas e feridos. No treinamento, eles aprenderam a estabilizar a condição das vítimas, prevenir complicações e garantir que o paciente seja transferido com segurança, mantendo os cuidados adequados durante o trajeto até a unidade de saúde ou até a chegada da equipe especializada.

 

Ela ainda explicou as atividades que foram desenvolvidas durante a capacitação e destacou a importância do momento para a formação dos militares. “Hoje, nós recebemos aqui os novos agentes de proximidade do programa Ronda do Bairro. No primeiro momento, fizemos uma palestra sobre primeiros socorros, com algumas abordagens de APH tático, e agora estamos entregando à sociedade novos agentes capacitados e bem treinados”, afirmou a militar do Batalhão de Socorros e Emergências.


 

Já o tenente Cisti e o capitão Feliciano comandaram a instrução de combate a incêndios. Durante o treinamento, os militares receberam informações sobre os cuidados e procedimentos de resgate em casos de incêndio. Eles foram orientados sobre o que deve ou não ser feito em situações que envolvam fogo, garantindo a segurança e a integridade tanto dos profissionais quanto da população.

 

Treinamentos como esse evidenciam o empenho do Governo do Estado em garantir que os profissionais da Segurança Pública estejam os mais preparados possíveis para atender os alagoanos de forma segura e responsável. Além disso, fortalecem o elo e a integração entre as instituições, assegurando ainda mais qualidade na formação e especialização dos militares em todo o estado.

 

Taxa de Bombeiros

 

Você também pode contribuir no combate a incêndios, resgates e salvamentos efetuados pelo Corpo de Bombeiros, para isso, basta realizar o pagamento da Taxa de Bombeiros. Ela é destinada exclusivamente à melhoria dos equipamentos, estrutura e serviços prestados pela corporação, sendo um tributo específico para a prevenção e o combate a incêndios em edificações.

 

O pagamento da Taxa de Bombeiros é uma obrigação tributária prevista na Lei n.º 6.442, de 31 de dezembro de 2003, devida por todos os proprietários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis localizados nos Municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi. 

 

A taxa é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto diretamente no site oficial da corporação (clicando aqui). Já a segunda etapa acontece a partir do segundo semestre do ano, com a entrega dos boletos físicos pelos Correios para aqueles que não realizaram o pagamento on-line.


*Estagiária sob supervisão.