Geral
Governo de SP decreta situação de emergência por causa da dengue

Baixar
Com 225 municípios em alta incidência de dengue, o governo paulista decretou situação de emergência em saúde pública. Esses municípios estão com média de 300 casos para cada 100 mil habitantes, e 60 deles já instituíram medidas de emergência por causa da doença.


O decreto foi anunciado nessa quarta-feira (19), no Instituto Butantan, pelo secretário da Saúde, Eleuses Paiva. Ele explicou como a medida vai ajudar no combate à doença. “Dá mais agilidade para tomar ações mais efetivas no combate aos criadouros e ao mosquito, e uma estrutura para acolher adequadamente os pacientes e tentar diminuir casos graves de dengue”.
O decreto estabelece também a liberação de R$ 3 milhões para equipamentos de nebulização, para combater o vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti. E serão adquiridos itens de saúde, como sais de reidratação oral e soro fisiológico, para serem repassados a municípios desabastecidos.
O Instituto Butantan desenvolve uma vacina de dose única contra os quatro tipos de sorotipos de dengue. O imunizante está em fase final de aprovação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A próxima etapa é a divulgação de planos e prazos para produção e disponibilização em massa.
Enquanto acontece o combate à dengue, outra arbovirose preocupa os paulistas: a febre amarela, com 15 casos e nove mortes registradas este ano em SP. Para esta doença, no entanto, a vacinação está disponível em todos os postos de saúde do estado.

Saúde 225 municípios paulistas estão com alta incidência da doença São Paulo 20/02/2025 - 14:53 Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela Leandro Martins - repórter da Rádio Nacional Dengue Aedes Aegypti São Paulo quinta-feira, 20 Fevereiro, 2025 - 14:53 1:50
Mais lidas
-
1HABEMUS PAPAM
Leão XIV: Cardeal Robert Francis Prevost é eleito novo Papa da Igreja Católica
-
2VATICANO
Quem é o cardeal de Chicago que pode 'unir todas as tribos' no conclave
-
3PALMEIRENSES APOIAM APP DE MOTO
População de Palmeira dos Índios reage contra tentativa de vereadores de restringir atuação do aplicativo 99
-
4É PROIBIDO PROIBIR
STF considera inconstitucional restrição a transporte por aplicativo e garante livre concorrência
-
5MANIFESTAÇÃO
Caminhada por Justiça: familiares de Gabriel Lincoln realizam ato em Palmeira dos Índios neste sábado