Geral
Municípios do Rio adotam medidas para enfrentar onda de calor
Geral, municípios do Rio, Onda de Calor, Rio de Janeiro

Municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro adotaram medidas para amenizar o impacto da forte onda de calor na região. A capital fluminense atingiu, às 12h35 da segunda-feira (17), o nível 4 de calor, o segundo mais alto em uma escala até 5.


Por causa do calor extremo e a previsão de temperaturas superiores a 40 ºC até sexta-feira (21), a prefeitura de Nova Iguaçu decidiu que nas escolas municipais as aulas seguem normalmente. No entanto, as faltas serão justificadas para quem optar por não levar os filhos. A Secretaria de Educação orientou sobre a necessidade de hidratação em bebedouros abastecidos com gelo de água filtrada, além da ingestão de frutas e legumes na alimentação escolar. Não serão realizadas atividades nas áreas externas.
Notícias relacionadas:
- Inmet prevê calor intenso no Sudeste e temporais no Sul.
- Rio alerta para calor extremo e chance de recorde nesta semana.
- Entenda o nível 4 de calor e como se proteger da alta temperatura.
A prefeitura liberou o uso de bermudas para servidores municipais durante o expediente, motoristas de táxis, vans e kombis credenciadas, além de motoristas e trocadores de ônibus até o dia 31 de março.
Baixada Fluminense
Na Baixada Fluminense, a Defesa Civil orienta a população a se manter bem hidratada, consumindo bastante água, e a evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 17h, quando o calor é mais intenso. Também é aconselhável umidificar os ambientes internos com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água, além de procurar permanecer em locais sombreados, preferencialmente em áreas com vegetação ou ambientes refrigerados.
Belford Roxo
A Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo reduziu o horário de aula dos alunos das 110 unidades (entre escolas e creches) a partir desta terça-feira (18). O horário especial se estenderá até o dia 21 deste mês. A rede municipal de ensino tem 45 mil alunos matriculados
A secretária Municipal de Educação, Sheila Boechat, destacou que a medida tem como objetivo garantir o bem-estar e saúde dos estudantes e profissionais da Educação. “É uma medida sensata para evitarmos transtornos, pois a temperatura está chegando a 40 graus e a sensação térmica é muito maior”, disse.
O turno da manhã vai de 7h30 às 10h. O turno da tarde será de 13h às 15h30 e o turno da noite terá horário normal. Escolas e creches de tempo integral vão funcionar de 8h às 11h30.
São João de Meriti
Devido à forte onda de calor, medidas emergenciais foram adotadas em São João de Meriti para esta semana, para garantir o bem-estar nas unidades escolares para alunos e servidores. O horário das aulas até 21 de fevereiro será turno da manhã das 7h30 às 10h, e turno da tarde, das 13h às 15h30.
Niterói
A prefeitura de Niterói informou que as equipes da Defesa Civil e da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal estão trabalhando, desde a tarde de segunda-feira (17), em apoio ao Corpo de Bombeiros no combate a focos de incêndio em vegetação na cidade, inclusive com envio de caminhões-pipa para reforçar o enfrentamento ao fogo.
Com a previsão da permanência do cenário de altas temperaturas e baixa umidade, a Defesa Civil vem intensificando as rondas preventivas de incêndio. Nesta terça-feira (18), equipes compostas pelos agentes da Defesa Civil, lideranças comunitárias e voluntários dos Núcleos de Defesa Civil estão mobilizadas em rondas preventivas nas localidades das Penha, Santo Inácio, Eucalipto (Horto do Fonseca) e Garganta (Africano e União).
A vice-prefeita e secretária do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, Isabel Swan, disse que está fazendo monitoramento direto das ações. “Niterói vai receber apoio de guarnições de outras cidades para reforçar o combate ao fogo. O tempo seco prolongado tem favorecido a propagação das chamas e a cidade está em risco muito alto de fogo em vegetação. Agradecemos o trabalho das equipes empenhadas em combater o fogo e pedimos que todos façam a sua parte não colocando fogo em lixo ou próximo à vegetação”, afirmou Isabel.
Mais lidas
-
1ESCÂNDALO NO FUTEBOL
Vídeo vazado de radialista expõe bastidores do CSE e revela possível repasse irregular de renda de CSE x CSA para jogador e diretor do tricolor
-
2Cidadania
Médico Oswaldo Gomes de Barros Filho recebe título de cidadão honorário de Novo Lino
-
3OBITUÁRIO
Pai da prefeita de Novo Lino, médico Oswaldo Gomes de Barros Filho, morre aos 63 anos
-
4CADÊ A JUSTIÇA?
Rompimento político expõe tentativa de intimidação de Gilberto Gonçalves ao sobrinho e prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves; vídeo
-
5JOGO DECISIVO
Em Palmeira dos Índios, CSE e CSA decidem quem será o dono da vaga na final da Copa Alagoas