Internacional
Rubio volta a defender transferência de palestinos e classifica plano de 'ousado'
O secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Marco Rubio, classificou o plano do presidente dos EUA, Donald Trump, de transferir a população palestina para fora de Gaza e reconstruí-la sob o controle dos Estados Unidos de "ousado". E voltou a defender a estratégia do presidente americano. "Pode ter chocado e surpreendido muitos, mas o que não pode continuar é o mesmo ciclo em que repetimos várias vezes e acabamos exatamente no mesmo lugar", disse Rubio durante sua primeira visita ao Oriente Médio como principal diplomata americano. Ele também defendeu que o Hamas deve ser "destruído".
Antes da declaração de Rubio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país e os EUA estão amplamente alinhados em sua visão para o Oriente Médio, mencionando uma estratégia comum. Isso inclui agir para conter a influência do Irã e interromper suas ambições nucleares, bem como executar a proposta contenciosa de Trump para que os EUA assumam o controle de Gaza.
O gabinete do primeiro-ministro israelense disse que Netanyahu também falou neste domingo com o enviado de Trump para o Oriente Médio, Steve Witkoff, informando-o de que ele convocaria seu gabinete de segurança na segunda-feira para discutir as negociações da fase dois do cessar-fogo em Gaza.
Em coordenação com Witkoff, Netanyahu instruiu sua equipe de negociação a viajar para o Cairo na segunda-feira para discutir a implementação contínua da primeira fase da trégua, informou seu gabinete. Após a reunião do gabinete de segurança, a equipe receberá instruções sobre as negociações da fase dois.
Trump pediu ao Egito e à Jordânia que acolhessem refugiados palestinos enquanto a região é reconstruída, o que pode levar mais de uma década. A proposta foi bem recebida por autoridades israelenses, mas rapidamente rejeitada pelos governos árabes, que temem que o deslocamento em massa de palestinos possa resultar em seu exílio permanente.
O Egito está liderando um esforço de estados árabes para tentar formar uma alternativa, mas não está claro se isso apaziguaria Trump. O plano provisório, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, é manter os palestinos no lugar e formar um comitê de tecnocratas para administrar a região. Palestinos treinados por forças árabes forneceriam segurança. Autoridades egípcias agora buscam fontes de financiamento públicas e privadas em toda a região e esperam realizar uma conferência de doadores para garantir compromissos. Fonte: Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1POLÍTICA
Lista dos deputados federais eleitos no Rio de Janeiro (RJ)
-
2BATE-ESTACA
Quem sai de 'A fazenda' hoje? Ariela, Renê e Thaíde estão na roça, e disputa fica entre os homens, diz enquete
-
3POLÍTICA
Memes não se tornam votos: Menina da Bota, Caneta Azul e Inês Brasil têm pouco mais de 20 mil e não se elegem
-
4A CONTA NÃO FECHA
Pastor em Delmiro, salário em Maceió: folha aponta jornada de 40 horas a 290 km de distância na prefeitura de JHC/Cunha
-
5ELEIÇÕES 2026
Renan Filho venceu em 71 municípios; JHC conquistou o Governo de Alagoas com 31 cidades