Alagoas
Hospital do Coração Alagoano promove ação sobre a importância da hidratação para pacientes cardíacos

O Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, realizou uma ação para conscientizar os pacientes cardíacos sobre a importância da hidratação, especialmente durante o verão. A iniciativa, conduzida pelo Serviço de Nutrição e Dietética da unidade, destacou os impactos positivos da ingestão adequada de líquidos na saúde cardiovascular.
Durante o evento, pacientes e acompanhantes receberam orientações sobre como calcular a necessidade diária de líquidos e foram incentivados a adotar hábitos que ajudam a manter o equilíbrio hídrico do organismo. Além da água, opções como água de coco, sucos naturais, chás e alimentos ricos em água – como melancia, abacaxi, laranja e tomate – foram recomendadas como aliados da hidratação.
 (1).jpeg)
A nutricionista Camila Laranjeiras enfatizou que a hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do coração e a prevenção de complicações cardiovasculares. “Utilizamos na ação algumas estratégias nutricionais para melhorar a hidratação dos nossos pacientes que estão com alguma restrição, como picolés de frutas sem açúcar, gelatina diet, água saborizada com frutas cítricas, que dão um sabor melhor, cubinhos de gelo aromatizados também são uma ótima estratégia e, assim, nossos pacientes não vão deixar de se hidratar neste verão em dias mais quentes”, orientou.
Ela ainda orientou que para os pacientes que não possuem restrição hídrica, a hidratação é incentivada continuamente. “A recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde] é ingerir pelo menos dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar conforme peso, temperatura ambiente e nível de atividade física. Cada pessoa deve calcular sua necessidade hídrica com base no peso corporal, utilizando a fórmula de 35 ml por quilo, garantindo uma hidratação personalizada”, detalhou Camila Laranjeiras.
 (3).jpeg)
Sinais de Desidratação
Na ocasião, a equipe esclareceu dúvidas sobre os sinais de desidratação, como tontura, fadiga e boca seca, e reforçou que pacientes cardíacos precisam ter atenção redobrada à hidratação, pois a falta de líquidos pode levar a problemas como aumento da viscosidade do sangue, maior esforço do coração e risco de desidratação.
A paciente Selma Ferreira da Mata, de 70 anos, elogiou a ação. “Este hospital é muito organizado e os profissionais muito capacitados e educados, sempre trazendo ensinamentos e novidades para nós. Estão de parabéns!”, enalteceu. Ao final da ação, os participantes receberam um guia prático com dicas de hidratação e puderam degustar opções refrescantes e saudáveis, como picolés de frutas sem açúcar e águas aromatizadas.
Mais lidas
-
1CADÊ A JUSTIÇA?
Rompimento político expõe tentativa de intimidação de Gilberto Gonçalves ao sobrinho e prefeito de Rio Largo, Carlos Gonçalves; vídeo
-
2EDUCAÇÃO
Conselheiros do Fundeb são empossados para mandato 2025-2028
-
3ESCÂNDALO NO FUTEBOL
Vídeo vazado de radialista expõe bastidores do CSE e revela possível repasse irregular de renda de CSE x CSA para jogador e diretor do tricolor
-
4Cidadania
Médico Oswaldo Gomes de Barros Filho recebe título de cidadão honorário de Novo Lino
-
5ASTRONOMIA
James Webb detecta dióxido de carbono fora do Sistema Solar pela 1ª vez (IMAGENS)