Alagoas
Samu realiza I Oficina de Formação para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Maceió deu início, ontem (10), à formação dos servidores eleitos e indicados para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do biênio 2024/2025, com a realização da I Oficina no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep), localizado no bairro do Farol.
O evento, exclusivo para os colaboradores do Samu, teve como objetivo discutir temas importantes relacionados à segurança e saúde ocupacional, incluindo o surgimento, campo de aplicação, importância e atribuições da Cipa, regulamentada pela Norma Regulamentadora nº 5 (NR-05) do Ministério do Trabalho e Emprego.
A oficina abordou ainda questões como penalidades pela não constituição da Cipa, as portarias Sesau nº 6.418/2021 e nº 3.049/2024, e destacou a relevância da comissão na prevenção de acidentes e promoção de ambientes de trabalho seguros.
O curso, que combina modalidades presencial e on-line, possui carga horária de 40 horas, divididas em quatro módulos e cinco oficinas, e será concluído em 27 de fevereiro deste ano. A iniciativa foi sugerida pela Superintendência de Valorização de Pessoas (SUPVP), em parceria com o Núcleo Educ-Sesau e a Gerência do Núcleo de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalhador (GNASST).
Douglas de Andrade Almeida, engenheiro ambiental, além de coordenador do Setor de Segurança do Trabalho do Samu, ministrou a I Oficina e ressaltou a importância do evento: “Discutimos a essência da Cipa, desde sua origem até suas funções práticas, conscientizando os participantes sobre a responsabilidade coletiva na promoção de um ambiente de trabalho seguro”.
Ana Lucia Bastos, técnica de enfermagem e participante da oficina, destacou: “Este momento foi fundamental para esclarecer a relevância da Cipa dentro da instituição. Compreendermos melhor como ela pode contribuir para melhorar a segurança e a saúde dos trabalhadores”.
A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, enfatizou o papel estratégico da Cipa: “Ela é uma parceira indispensável na resolução de problemas e na redução de riscos de acidentes no ambiente de trabalho”.
Já o presidente da Cipa, médico Luiz Antonio Mansur Branco, também coordenador do Nep, reforçou a importância da oficina: “Conscientizamos os servidores sobre suas responsabilidades individuais e coletivas na promoção do bem-estar e na construção de uma cultura de prevenção”.

A Cipa na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é regulamentada pela Portaria nº 6.418/2021 de 24 de agosto de 2021, e seu fortalecimento é visto como prioritário para garantir ambientes laborais mais seguros e saudáveis. O curso de formação de cipeiros representa valorização da saúde ocupacional e na prevenção de acidentes no Samu Maceió.
Representantes da Cipa no biênio 2024/2025:
Indicados da Coordenação:
- Luiz Antonio Mansur Branco (presidente)
- Juliana Barbosa Nunes (titular)
- Ana Lucia Gomes Bastos (suplente)
- Nivaldo Caetano (suplente)
Representante dos empregados eleitos
- Maria Verônica pereira (vice-presidente)
- Cláudia Lívia Mendonça (titular)
- Edivania maria salvador (suplente)
- José Rubian (suplente)
Mais lidas
-
1CERIMÔNIA
Em Itaguaí, Lula afirma ter ouvido de médicos que está com 'saúde de 30 e vontade política de 20'
-
2FOLIA 2025
Andorinha, O Bloco arrastou multidão pelas avenidas de Palmeira dos Índios
-
3DEMARCAÇÃO EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Advogado tranquiliza pequenos agricultores sobre boatos de despejo: "A chance é zero"
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Vice-prefeita Sheila Duarte denuncia ameaças e pede proteção policial
-
5ABALO SÍSMICO
Terra treme na madrugada deste domingo e assusta moradores de Arapiraca e cidades do Agreste